Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/38928
Title: Padronização do processo de etiquetagem para melhoria de gestão de stocks no armazem
Other Titles: Standardization of the labeling process to improve stock management in the warehouse
Authors: Maio, Daniela Pires 
Orientador: Silva, Cristóvão
Keywords: Protocolo Logístico; Six Sigma; Reorganização de Layout; Análise ABC; Análise COI; Gestão de Stocks; Logistic Protocol; Six Sigma; Layout Reorganization; ABC Analysis; COI Analysis; Stocks Management
Issue Date: 28-Jul-2014
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Hoje em dia numa economia globalizada, a sobrevivência das organizações depende da sua habilidade e flexibilidade de inovar e efetuar melhorias contínuas. Este projeto tem em conta metodologias, análises e documentos que podem auxiliar as organizações do sector automóvel no progresso dos diversos processos existentes. Primeiramente, este projeto observa a necessidade e a importância que os protocolos logísticos podem ter nas organizações. Uma vez que o protocolo é um acordo entre ambas as partes (fornecedor/cliente), foi realizado o seguimento do mesmo para os fornecedores com maior relevância para a organização. Considerando o baixo índice do número de receções realizado automaticamente com o leitor de código de barras, foi aplicada a metodologia six sigma para otimizar a receção de mercadorias. Após a implementação gradual desta metodologia alguns aspetos positivos foram já constatados, sendo espectável que, a nível geral, as atividades se tornem mais organizadas e permitam uma melhoria. A partir da análise das características dos componentes armazenados, dos seus movimentos, da sua rotação e das atividades efetuadas no âmbito do armazenamento, foi possível reorganizar o layout do armazém central. Tendo por base as metodologias de análise ABC e análise COI, este projeto procura apresentar alterações na organização e arrumação do armazém central de forma a otimizar os recursos disponíveis.
Nowadays, in a globalized economy, the survival of organizations depends on their ability and flexibility to innovate and make continuous improvements. This project takes into account methodologies, analysis and documents that can aid automotive organizations in the progress of the existing processes. First of all, this project sees the need and importance that logistic protocols can have on organizations. Since the protocol is an agreement between two parties (supplier / customer) the follow-up study was conducted for suppliers of greatest relevance to the organization. Considering the low index of receptions performed automatically with barcode reader, the six sigma methodology was applied to optimize the receipt of goods. After the gradual implementation of this methodology some positive aspects were already observed, being expected that, at a general level, the activities become more organized and allow an improvement. From the analysis of the characteristics of the components stored, their movements, their rotation and the activities carried out within the store, it was possible to rearrange the layout of the central warehouse. Based on the methodologies of ABC analysis and COI analysis, this project seeks to introduce changes in the organization and arrangement of the central warehouse in order to optimize available resources.
Description: Relatório de estágio do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/38928
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

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