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Title: Politicas estratégicas e gestão da acessibilidade local - O caso do Pólo I da Universidade de Coimbra
Authors: Proença, Carlos Miguel da Mariana 
Orientador: Silva, Ana Maria César Bastos
Seco, Álvaro Jorge da Maia
Keywords: Acessibilidade -- Polo I da Universidade de Coimbra
Issue Date: 17-Sep-2014
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O estudo da acessibilidade a zonas centrais de cidades consolidadas, nomeadamente a zonas com alguma relevância histórica, deve integrar preocupações de sustentabilidade ambiental, sem que tais preocupações se interponham com os níveis de acessibilidade, pondo em risco a economia, a vitalidade social e a qualidade de vida nessas zonas. A praça D. Dinis e toda a envolvente do Pólo 1 da Universidade de Coimbra constituem marcos históricos locais, sendo portanto locais muito procurados na cidade por visitantes nacionais e estrangeiros. Estão, no entanto, todos os dias sob uma pressão enorme de procura de estacionamento, procura essa associada a trabalhadores, estudantes e visitantes. Esta procura excessiva contribui decisivamente para a degradação visual e funcional do espaço público, sendo comum encontrar veículos estacionados por invasão dos espaços pedonais e de sociabilização. A presente dissertação centrou-se na caracterização dos padrões de acessibilidade local, bem como da oferta e procura de estacionamento e das condições de acessibilidade em transporte público e a pé, como base para fundamentar o desenvolvimento de uma proposta global de gestão das acessibilidades, capaz de contribuir para a alteração do paradigma de mobilidade na zona do Pólo I da Universidade de Coimbra. O documento apresenta uma proposta de reorganização do espaço público que procura valorizar a função social, urbana e estética, elegendo o peão e os utilizadores locais como utilizadores preferenciais, em detrimento dos veículos automóveis, sem contudo interferir com a acessibilidade/mobilidade consideradas fundamentais à dinâmica económica e social da zona em causa.
The study of accessibility to central areas of consolidated cities, including some relevance historical areas, it must be integrate environmental sustainability concerns, without interpose with accessibility levels, endangering the economy, social vitality and the quality of life in these areas The D. Dinis square and all Pólo I of the University of Coimbra surrounding are local historical landmarks, and therefore the most popular places in town for national and foreign visitors. They are, however everyday under an enormous looking for parking pressure, associated with workers, students and visitors. This excess demand contributes decisively to the visual and functional space degradation, being common to find pedestrian and socialization spaces invaded by parked vehicles. This dissertation focused on characterization of local accessibility patterns, the supply and parking demand as well, and accessibility conditions by public transport and on foot, as a basis to develop a comprehensive accessibility management proposal, able to contribute to changing the mobility paradigm in the Pólo I of the University of Coimbra area. This document presents a proposal for the public area reorganization that seeks to value the social, urban and aesthetic function, choosing de pawn and local users as preferred users in detriment of motor vehicles, without interfering with the accessibility/mobility considered fundamental to the economic and social area dynamics
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/38650
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado

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