Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/38577
Title: Gestão da conservação dos pavimentos da rede rodoviária de Coimbra recorrendo à utilização de software SIGPAV
Authors: Faria, Roberto Pestana de 
Orientador: Ferreira, Adelino Jorge Lopes
Keywords: Pavimentos rodoviários; Conservação de pavimentos
Issue Date: 9-Feb-2015
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de gestão de pavimentos da rede rodoviária a propor ao Município de Coimbra, orientado tanto ao nível de rede como ao nível de projeto. Para alcançar esse objetivo foram efetuadas as seguintes tarefas: revisão de conhecimentos sobre os Sistemas de Gestão de Pavimentos; levantamento das degradações superficiais dos pavimentos (fendilhamento, pele de crocodilo, covas, peladas, rodeiras e IRI), recolha das características da rede (classificação rodoviária, história dos pavimentos, dados de tráfego e geometria da rede); definição de uma metodologia de avaliação da qualidade e a definição de uma metodologia de apoio à decisão. O Sistema de Gestão de Pavimentos proposto é constituído por uma Base de Dados Rodoviária, um Sistema de Avaliação da Qualidade e um Sistema de Apoio à Decisão. A Base de Dados Rodoviária armazena e trata os dados dos diferentes sectores de atividade do sistema. O Sistema de Avaliação da Qualidade disponibiliza o estado de conservação dos pavimentos através de uma avaliação mista. O Sistema de Apoio à Decisão permite a definição das melhores estratégias de aplicação dos recursos utilizando uma programação corretiva a um ano por níveis mínimos de qualidade e utiliza o método de avaliação multicritério TOPSIS (Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution) na priorização dos trechos a intervir.
This dissertation presents the development of a pavement management methodology to propose to the Municipality of Coimbra, focusing on the network level and the project level. To achieve this goal the following tasks were performed: review of the sate-of-the-art in terms of Pavement Management Systems; pavement degradations survey of the road network of Coimbra (cracking, alligator cracking, potholes, raveling, patching, rutting and longitudinal roughness), survey of data about the road network (road classification, pavement history, traffic data and road geometry); definition of a pavement quality evaluation methodology and the definition of a decision-aid tool methodology. The proposed Pavement Management System includes the following components: a Road Network Database; a Quality Evaluation Tool; and a Decision-Aid Tool. The Road Network Database stores and processes the data of the system activity sectors. The Quality Evaluation Tool establishes the state quality of road pavements using a mixed analysis. The Decision-Aid Tool allows the definition of the best strategies of resource application using a one year corrective programming methodology by minimum quality levels and uses the multi-criteria evaluation method TOPSIS (Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution) to prioritize the interventions on the road sections.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/38577
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado

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