Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/37149
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFigueira, Jorge-
dc.contributor.advisorGil, Bruno-
dc.contributor.authorGil, Bárbara Filipa Fonseca Batista-
dc.date.accessioned2017-03-14T15:14:15Z-
dc.date.available2017-03-14T15:14:15Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/37149-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objectivo compreender o conceito que advém do termo usado por Bill Buford, em 1983, para designar uma nova geração de escritores americanos – Dirty Realism – quais as suas raízes e implicações para a arte e, acima de tudo, qual a sua importância no âmbito da arquitectura pós- -moderna. Para Liane Lefaivre, o Dirty Realism na arquitectura, tal como na literatura, não consistia numa tentativa de maquilhar a realidade, mas numa forma de se misturar activamente com os modos de vida de uma sociedade. Torna-se relevante compreender de que forma a arquitectura entendia o espaço urbano, e de como o novo contexto social e cultural de uma sociedade em transição constituiu uma potencial condição de pensamento disciplinar e do projecto. Importa ainda perceber quais as linguagens utilizadas na concepção de um novo espaço urbano aliando os espaços emergentes da sociedade de consumo a uma nova forma de projectar. Posto isto, pretende-se compreender o conceito no seu significado primário, qual a sua relação com a arquitectura de Rem Koolhaas e com o arquitecto enquanto parte integrante da nova realidade do pós-guerra americano no espaço temporal que compreende as décadas de 1950 a 1980.por
dc.description.abstractThe following dissertation aims to understand the concept stamped by Bill Buford, in 1983, in order to describe a new generation of American authors - Dirty Realism – its roots and implications for art and, above all, its importance in postmodern architecture. In Liane Lefaivre’s opinion, Dirty Realism in architecture, as in literature, did not consist in an attempt to make up reality, but in a way of actively engage with the lifestyle of a society. It is important to understand how architecture understood the urban space, and how the new social and cultural context of a society in transition constituted a potential condition of disciplinary thinking and project. It is also relevant to realize which languages were used in the design of a new urban space combining emerging areas of consumerist society to a new way of designing. Thus we aim to understand the concept in its primary meaning, its relationship with the architecture of Rem Koolhaas and with the architect as part of the new reality during the American postwar period, in the decades between 1950 and 1980.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectKoolhaas, Rem, 1944-, obrapor
dc.subjectPos-modernismo (arquitectura)por
dc.subjectEspaço urbanopor
dc.subjectDirty Realismpor
dc.subjectHabitarpor
dc.titleDirty realism : a narrativa do espaço construído em Rem Koolhaaspor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Arquitectura-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-2132-7972-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-5669-5444-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_Bárbara Gil.pdf147.02 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 20

812
checked on Apr 9, 2024

Download(s)

394
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.