Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/36429
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Dora | - |
dc.contributor.author | Alarcão, Madalena | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-27T16:19:18Z | - |
dc.date.available | 2017-01-27T16:19:18Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.issn | 0102-3772 | por |
dc.identifier.issn | 1806-3446 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/36429 | - |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo avaliar e maximizar a adequação do Guia de Avaliação das Capacidades Parentais (De Rancourt, Paquette, Paquette, & Rainville, 2006) ao sistema de proteção à infância português. Utilizou-se uma metodologia de grupos focais com técnicos psicossociais, magistrados e académicos que trabalham diretamente com a avaliação da parentalidade. As discussões focaram a exequibilidade da aplicação, a utilidade da informação recolhida e dos juízos clínicos efetuados para a elaboração de pareceres técnicos, e as alterações consideradas necessárias. Da análise efetuada com o software QSRNVivo8, concluiu-se que o Guia assenta em conhecimento científico atualizado e possibilita a obtenção de informação suficiente. Foram identificadas e detalhadas alterações metodológicas, estruturais e de conteúdo a introduzir no instrumento. | por |
dc.description.abstract | This aim of this study was to promote and improve the adaptation of the Parental Capacities Evaluation Guide (De Rancourt, Paquette, Paquette, & Rainville, 2006) to the Portuguese child protection system. A focus group methodology was used with professionals who work directly on parenting assessment: Social workers, judges and researchers. The discussions of the focus group concentrated on the Guide ‘feasibility, the usefulness of the information obtained, the clinical judgements made and on the major changes needed. From content analysis with the QSRNVivo8 software, it was concluded that the Guide is based on updated scientific knowledge and that it provides sufficient information for the assessment of parenting capacities. Three major kinds of changes to be made were identified: methodological, structural and content changes. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Brasília | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Capacidades parentais | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Proteção à infância | por |
dc.subject | Validade ecológica | por |
dc.title | Guia de Avaliação das Capacidades Parentais: Estudo de Validade Ecológica | por |
dc.type | article | - |
degois.publication.firstPage | 203 | por |
degois.publication.lastPage | 212 | por |
degois.publication.issue | 2 | por |
degois.publication.location | Brasília | por |
degois.publication.title | Psicologia: Teoria e Pesquisa | por |
dc.relation.publisherversion | http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015021900203212 | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.doi | 10.1590/0102-37722015021900203212 | por |
dc.identifier.doi | 10.1590/0102-37722015021900203212 | - |
degois.publication.volume | 31 | por |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | article | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.author.researchunit | CES – Centre for Social Studies | - |
crisitem.author.parentresearchunit | University of Coimbra | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-7213-9146 | - |
Appears in Collections: | I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Guia de Avaliação das Capacidades Parentais_Estudo de Validade Ecológica.pdf | 356.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 10
1,247
checked on Apr 16, 2024
Download(s) 50
605
checked on Apr 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
This item is licensed under a Creative Commons License