Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/36367
Título: Violência e relações de intimidade no ensino superior em Portugal: representações e práticas
Autor: Mendes, José Manuel 
Duarte, Madalena 
Araújo, Pedro 
Lopes, Rafaela 
Palavras-chave: Violência; Relações de intimidade; Rituais; Ensino superior; Portugal
Data: 2013
Editora: UFMG
Título da revista, periódico, livro ou evento: Teoria & Sociedade
Volume: 21
Número: 2
Local de edição ou do evento: Belo Horizonte
Resumo: Este artigo apresenta os principais resultados de um estudo que procurou avaliar as perceções e os comportamentos dos/as estudantes do Ensino Superior em Portugal quanto à violência nas relações de intimidade. Se o tema da violência nas relações de intimidade começa a assumir alguma relevância em Portugal, o estudo mostra que os/as estudantes do Ensino Superior se dissociam dessa perceção e não ativam comportamentos de denúncia ou mesmo de prevenção. Este resultado deve ser compreendido tendo em conta as lógicas e os comportamentos específicos dos/as estudantes do Ensino Superior. A entrada na Universidade e o subsequente percurso académico podem ser definidos como um período de transição durante o qual os/as estudantes são confrontados com o imperativo de uma redefinição identitária baseada na experimentação, na definição dos limites pessoais e grupais. Neste estudo, apoiado na realização de grupos de discussão (focus groups), aborda-se a especificidade do mundo académico através da análise da forma como os/as estudantes lidam com os rituais da praxe académica (trote), das negociações quanto à definição dos papéis de homens e mulheres, dos espaços de convivialidade e das lógicas de sedução.
URI: https://hdl.handle.net/10316/36367
ISSN: 1518-4471
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Violência e relações de intimidade no ensino superior em Portugal.pdf218.61 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.