Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/36326
Title: Alterações do perfil da face após tratamento ortodôntico-cirúrgico em malformações esqueléticas classe II
Authors: Ferreira, Diana Caetano 
Orientador: Vale, José Fernandes do
Pereira, Sónia Margarida Alves
Keywords: Classe II esquelética; Tratamento ortodôntico-cirúrgico; Cirurgia Ortognática; Previsão cefalométrica; Perfil da face; Alterações tegumentares; Estética facial
Issue Date: 2014
Abstract: Introdução A má oclusão Classe II dento-esquelética é uma alteração caracterizada pelo degrau sagital aumentado entre a maxila e a mandíbula por deficiência mandibular, protrusão maxilar ou combinação de ambas. Os pacientes portadores destas deformidades dento-faciais apresentam geralmente alterações estéticas, funcionais e na harmonia facial. Para estes casos, o tratamento ortodôntico-cirúrgico está indicado quando o tratamento ortodôntico isoladamente não é capaz de satisfazer as necessidades de tratamento, sendo impreterível a execução de um planeamento cirúrgico com vista à harmonização do perfil facial. Este estudo retrospetivo tem como objetivo a avaliação das alterações tegumentares e definição de conceitos diretriz de valor clínico na previsão das alterações do perfil estético em pacientes portadores de Classe II dento-esquéletica, submetidos a cirurgia ortognática de avanço mandibular pela técnica de osteotomia sagital bilateral. Materiais e Métodos A amostra é composta por 38 jovens adultos com retrognatia mandibular submetidos a tratamento ortodôntico-cirúrgico combinado com avanço mandibular pela técnica de osteotomia sagital bilateral. Foram avaliadas as alterações esqueléticas e tegumentares pela análise das telerradiografias de perfil pré-cirúrgica (até 7 dias antes da cirurgia) e pós-cirúrgica (6 a 12 meses após a cirurgia e ainda no decurso da utilização de aparatologia ortodôntica fixa multibrackets). As alterações decorrentes da cirurgia ortognática foram determinadas pela diferença entre a média das variáveis em análise em fase pré-cirurgica e pós-cirurgica (T2-T1). Foram determinados os rácios e os coeficientes de correlação de Pearson (r) para a análise da variância das relações entre as alterações dos tecidos duros e dos tecidos moles por cada par de variáveis. Resultados Os efeitos da cirurgia de avanço mandibular no lábio superior mostraram-se pequenos e, portanto, desprezíveis; Existiu uma quantidade relativamente menor de avanço do lábio inferior comparativamente às variáveis ponto B’, Pogonion cutâneo e Menton cutâneo; As referências cutâneas ponto B’, Pogonion cutâneo e Menton cutâneo acompanharam os respetivos pontos esqueléticos numa relação aproximadamente de 1:1. Conclusões Para o planeamento do tratamento ortodôntico-cirúrgico das deformidades dento-faciais, a cefalometria revela-se capaz na previsão das alterações do perfil da face após cirurgia ortognática de avanço mandibular, no entanto deve ser tida em conta a grande variabilidade das alterações observadas na posição do lábio inferior. Não descartando a esperada recidiva esquelética, a previsibilidade deste método torna-se mais próxima dos resultados reais.
Description: Trabalho final do 5º ano com vista à atribuição do grau de mestre no âmbito do ciclo de estudos de Mestrado Integrado em Medicina Dentária apresentado à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/36326
Rights: openAccess
Appears in Collections:FMUC Medicina - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese MIMD_ Diana Ferreira.pdfTese MIMD_ Diana Ferreira990.27 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 1

2,206
checked on Jan 22, 2020

Download(s) 50

204
checked on Jan 22, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.