Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/36159
Title: Cultura da empresa: a sua influência no cotidiano do trabalho e na vida dos trabalhadores do setor automóvel brasileiro e português
Authors: Cimbalista, Silmara 
Keywords: Cultura da empresa; Valores; Ambiente de trabalho; Comprometimento; Indivíduo-trabalhador; Setor automóvel
Issue Date: 2010
Publisher: Centro de Estudos Sociais
Serial title, monograph or event: e-cadernos CES
Issue: 08
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A organização da produção, o ambiente e as condições de trabalho são a expressão dos valores da cultura da empresa, assim como o sistema de produção cuida de ritualizar as funções do indivíduo na organização. Elementos como excelência, produtividade e competitividade simbolizam mais do que uma construção discursiva da cultura empresarial, eles pesam, sensivelmente, no desempenho desejado do indivíduo-trabalhador. Parte-se do pressuposto que o conjunto de valores da cultura da empresa é expresso em elementos simbólicos de rituais cotidianos capazes de atribuir significados que tanto constroem a identidade organizacional como agem como elementos de comunicação e consenso, mas que também podem ocultar e instrumentalizar relações de dominação e assimilação dos interesses da organização. Partindo do relato de trabalhadores entrevistados do setor automóvel do Brasil e de Portugal, o artigo elabora uma reflexão sobre a cultura da empresa e a sua influência no comportamento do indivíduo-trabalhador, alterando o seu desempenho na organização e interferindo na sua vida pessoal.
URI: https://hdl.handle.net/10316/36159
ISSN: 1647-0737
DOI: 10.4000/eces.507
10.4000/eces.507
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais

Show full item record

Page view(s) 50

581
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

282
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.