Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/355
Título: A formação inicial de professores de educação física : estudo comparativo da estrutura e desenho curricular : Portugal-Espanha (1993-1998)
Autor: Maia, Fernando António de Jesus 
Orientador: Ferreira, António Gomes
Gómez, José António Caride
Palavras-chave: Ciências do desporto; Formação de professores; Professores de educação física
Data: 2-Dez-2005
Resumo: O estudo apresentado pretende identificar o percurso sócio-histórico da evolução da Educação Física ao longo dos tempos; descrever e interpretar através da análise histórico-social os contextos em que se realizou a formação dos professores de Educação Física em Portugal e em Espanha e analisar e comparar, nos âmbitos definidos, a estrutura e os desenhos curriculares das instituições em que se fazia a formação universitária da área da Educação Física e Desportos, nos dois Países Ibéricos no período compreendido entre 1993-1998. O trabalho está organizado em duas partes, cada uma delas composto por três capítulos. Na Primeira Parte, sob o título Enquadramento histórico-social da formação de professores de Educação Física em Portugal e em Espanha fazemos uma abordagem da evolução das práticas físicas nos dois espaços ibéricos, desde a Idade Média até à sua concepção como matéria de educação e sua introdução nos curricula escolares. Na Segunda Parte, o estudo incide sobe A formação superior universitária de professores de Educação Física – Instituições e Planos de Estudos. Nela, procedemos à apresentação, análise e comparação das diferentes instituições formadoras de professores e profissionais de Educação Física em Portugal e em Espanha.
Descrição: Tese de doutoramento em Ciências do Desporto e Educação Física (Ciências da Educação Física) apresentada à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Física de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/355
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:FCDEF - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

264
Visto em 17/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.