Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/35553
Título: ÆNIGMA - Jogo ubíquo para o espaço urbano de Coimbra
Autor: Correia, Sara Filipa Malva 
Orientador: Coelho, Nuno Miguel Cabral Carreira
Palavras-chave: Coimbra; Dispositivo Móvel; Espaço Urbano; Lenda; Jogo; Realidade Aumentada
Data: 10-Jul-2015
Título da revista, periódico, livro ou evento: ÆNIGMA - Jogo ubíquo para o espaço urbano de Coimbra
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Actualmente os smartphones fazem parte do quotidiano das pessoas. O telemóvel já não serve apenas para fazer chamadas, é possível usá-lo para diversos fins como tirar fotografias, aceder à Internet, ler documentos, jogar, entre muitas outras possibilidades. Através do uso de um smartphone com acesso à Internet é possível descarregar uma aplicação e momentos depois aceder à mesma. Devido à sua portabilidade, é comum as pessoas transportarem este tipo de dispositivos consigo no dia-a-dia. A actual facilidade de desenvolvimento de aplicações para este tipo de dispositivos, possibilita a criação de aplicações que os utilizadores podem usar no exterior. É também possível associar o uso destes dispositivos a actividades turísticas, de forma a melhorar a experiência do visitante. A proposta de criação de um jogo ubíquo para o espaço urbano da cidade de Coimbra, permite inúmeras abordagens temáticas, pois Coimbra (à semelhança de outras cidades centenárias) é uma cidade repleta de narrativas. Esta dissertação consiste na criação de um jogo ubíquo para oito zonas da cidade de Coimbra. Focando-se nas lendas da cidade, desde as mais conhecidas às menos conhecidas, como forma de promoção não só destas narrativas, como do espaço a que estão associadas. Estas lendas distintas são também dadas a conhecer de forma lúdica, através do envolvimento do jogador com o espaço urbano, recorrendo ao seu dispositivo móvel.
Currently, smartphones are part of people’s daily lives. A phone is no longer used for making phone calls only, it can also be used for other purposes such as taking pictures, accessing the Internet, reading documents, playing games, amongst many other possibilities. Through the use of a smartphone with Internet access, applications can be downloaded and accessed moments later. Due to its portability, it is common for people to carry such devices with them. The current easiness of the development of applications for kind type of devices, enables the creation of applications that users can use outside. It is also possible to use these devices for tourism purposes, enhancing the experience of visitors. Numerous thematic approaches can be used in a pervasive game created for an urban space, like the city of Coimbra, as it is a city full of narratives, similarly to other centenarian cities. This dissertation consists in the creation of a pervasive game on eight areas of the city of Coimbra. The focus of the game are the legends of the city, from the best-known to the lesser-known ones, as a way to promote not only these narratives, but also the location in which they are attached too. These distinct legends are also presented in a playful manner, through player involvement with the urban space, using their mobile device.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/35553
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

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