Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/35208
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbrantes, Isabel Maria de Oliveira-
dc.contributor.advisorCallapez, Pedro Miguel-
dc.contributor.authorHenriques, Rúben Alexandre Maia-
dc.date.accessioned2017-01-04T14:00:07Z-
dc.date.available2017-01-04T14:00:07Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/35208-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractO relatório final da unidade curricular Estágio Pedagógico e Relatório, do 2º ano do Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º ciclo do ensino Básico e no Ensino Secundário, inclui toda a informação das atividades realizadas ao longo do ano de estágio: as aulas lecionadas e a participação em atividades extracurriculares, inclui o enquadramento teórico relativamente ao ensino das ciências como aos temas de Geologia e de Biologia. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária D. Duarte no ano letivo 2015-2016, tendo sido lecionadas aulas às turmas do 10º e 8º ano, atribuídas ao professor orientador. O objetivo do estágio foi contactar com as práticas letivas permitindo o desenvolvimento de temas de Geologia e Biologia, a seleção de estratégias na sua lecionação e a elaboração de recursos e instrumentos de avaliação. Na turma do 10º ano foram lecionados os temas de Geologia, métodos indiretos do estudo do interior da Terra, Planetologia, Geotermia e Sismologia e na turma do 8º ano os temas de Biologia, ciclo do nitrogénio, sucessão ecológica e serviços dos ecossistemas. Em ambas as turmas, os recursos aplicados foram os mesmos, tendo sido utilizados PowerPoints, imagens, esquemas, filmes e o quadro interativo. Os recursos aplicados na sala de aula e o XI Congresso dos Jovens Geocientistas foram avaliados, recorrendo a questionários, enquanto as aprendizagens realizadas pelos alunos foram avaliadas através de provas de avaliação. Tendo em conta a análise dos resultados, a aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos lecionados, pode ser considerada satisfatória, havendo espaço para melhorar os recursos e estratégias a aplicar.pt
dc.description.abstractThe final report of the curricular unit Pedagogical Training and Report of the 2nd year of the Master in Teaching of Biology and Geology in 3rd cycle of Basic Teaching and Secondary Teaching, includes the information of the activities carried out during the internship year: lectures and participation in extracurricular activities, it also includes a theoretical framework on teaching of sciences and on the Geology and Biology subjects. The pedagogical training was performed in the D. Duarte Secondary School, 2015-2016, having been teaching classes of the 10th and 8th grades, attributed to the cooperant teacher. The main goal of the internship was to be in contact with the teaching practices, allowing the development of Geology and Biology subjects, the selection of the strategies to be used in the teaching of these subjects, and the elaboration of didactic resources and assessment instruments. In the 10th grade, were taught the Geology topics indirect methods of the study of the Earth's interior, Planetology, Geothermal and Seismology and in the 8th grade, the Biology topics nitrogen cycle, ecological succession and ecosystem services. In both grades the resources used were the same, having been used PowerPoints, images, schemes, films and the interactive whiteboard. The resources applied in the classroom and the XI Congress of Young Geoscientists were assessed using questionnaires while the learning achieved by the students were assessed through the summative evaluation tests. Taking into account the analysis of the results, the students, learning in relation to the concepts taught, can be considered satisfactory, having space to improve the resources and the strategies that can be applied.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectBiologia 8º anopt
dc.subjectCiclo do nitrogéniopt
dc.subjectEnsino das Ciênciaspt
dc.subjectGeologia 10º anopt
dc.subjectGeotermiapt
dc.subjectPlanetologiapt
dc.subjectServiços dos ecossistemaspt
dc.subjectSismologiapt
dc.subjectSucessão ecológicapt
dc.titleEnsino em geologia e biologia, métodos indirectos do estudo do interior da terra, sucessão ecológica e serviços dos ecossistemaspt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2016-01-01*
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Biologia e de Geologiapt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCFE - Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-8761-2151-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Ruben Henriques.pdf10.65 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 5

1,316
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

889
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.