Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/35161
Título: CLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e Secundário
Autor: Ferreira, Odete Cristina Gomes 
Orientador: Tavares, Maria Teresa de Castro Mourinho
Luís, Ana Alexandra Ribeiro
Palavras-chave: Métodos de ensino de Língua Estrangeira; Content and Language Integrated Learning; CLIL; Ciências Naturais; Biologia; Inglês como Língua Estrangeira
Data: 18-Out-2016
Título da revista, periódico, livro ou evento: CLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e Secundário
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), embora seja valorizada pela comunidade europeia, é ainda pouco promovida e utilizada nas escolas portuguesas. No entanto, num contexto social, cultural e profissional cada vez mais exigente, entendo que é prioritário que as práticas pedagógicas utilizadas no ensino do Inglês sejam capazes de ir ao encontro das necessidades de hoje. Este estudo centra-se na implementação da metodologia CLIL numa escola de ensino básico (3º ciclo) e secundário, associando a aprendizagem de Inglês LE e de Ciências Naturais/Biologia, na tentativa de perceber quais as implicações que a aplicação desta metodologia comporta ao nível das condições organizacionais da própria escola, bem como monitorizar as perceções dos/as alunos/as perante uma experiência de ensino diferente. Os resultados obtidos evidenciam que as potencialidades da metodologia CLIL na aprendizagem de Inglês merecem um maior investimento da comunidade educativa na implementação da mesma. Este estudo é antecedido, numa primeira parte, por uma reflexão crítica sobre o meu percurso profissional enquanto docente de Inglês.
URI: https://hdl.handle.net/10316/35161
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Estudos Anglo-Americanos - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatorio_Final_Odete_Ferreira_uc.pdf5.93 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 1

7.222
Visto em 16/abr/2024

Downloads 10

2.593
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.