Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/34226
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTavares, Teresa-
dc.contributor.authorRamalho, Paula-
dc.date.accessioned2016-12-27T12:15:26Z-
dc.date.available2016-12-27T12:15:26Z-
dc.date.issued2016-10-24-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/34226-
dc.description.abstractComeçando com uma primeira parte de descrição e reflexão crítica sobre o meu percurso profissional, este relatório desenvolve, na segunda parte, o tema da leitura recreativa como meio de desenvolver competências em língua estrangeira. No contexto do ensino de inglês em Portugal, a leitura recreativa merece maior relevância. Embora o currículo nacional sugira atividades de promoção da leitura extensiva, na realidade, esta área é frequentemente relegada para segundo plano pelos/as docentes, que se queixam de falta de recursos essenciais e de tempo para concretizar projetos de leitura autónoma. O estudo apresentado defende que, num mundo em constante transformação, a leitura recreativa ajuda os/as alunos/as a desenvolver as tão faladas competências para o século XXI. Essas competências estão divididas em três grandes domínios: o domínio cognitivo, que se centra em estratégias e processos de aprendizagem, criatividade, memória e pensamento crítico; o domínio intrapessoal, que está relacionado com a capacidade de lidar com emoções e moldar comportamentos para atingir objetivos; e o domínio interpessoal, que envolve a capacidade de expressar ideias, interpretar e responder aos estímulos de outras pessoas. A leitura como fonte de conhecimento e de prazer tem o potencial de desenvolver estes três domínios e merece maior investimento dos/as professores/as e das escolas na sua promoção.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapor
dc.subjectInglêspor
dc.subjectLeitura Extensivapor
dc.subjectLeitura Recreativapor
dc.subjectLiteraturapor
dc.titleO Desenvolvimento de Competências em Inglês Através da Leitura Recreativapor
dc.typereportpor
dc.peerreviewedyespor
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_93fc-
item.openairetypereport-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3871-8734-
Appears in Collections:FLUC Secção de Estudos Anglo-Americanos - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatorio_PaulaRamalho_Final.pdf12.84 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

632
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 5

5,124
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.