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Título: Dis-soluções textuais na casa dos espelhos modernista
Autor: Martins, Catarina 
Palavras-chave: Theodor W. Adorno; Modernismo; Estética; Literatura alemã; Ensaísmo
Data: Jun-2006
Editora: Centro de Estudos Sociais
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista Crítica de Ciências Sociais
Volume: 74
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Um dos aspectos mais relevantes do modernismo, enquanto autocrítica da modernidade, é a tentativa de salvar o sujeito das prefigurações normativas da razão moderna. Trata-se de uma busca identitária que implica a derrocada das construções estabelecidas da realidade e a produção de novas narrativas do todo que preservem o individual. O modernismo representa uma racionalidade estética subversiva e auto-consciente que tende para um modo do discurso e do pensamento que desenha o sujeito na sua relação com o mundo: o ensaio. Na ficção narrativa de expressão alemã do início do século XX, a confluência de modernismo e ensaísmo conduziu a híbridos textuais que desafiam uma noção de texto fundamentada na compreensibilidade. Diversos efeitos de espelho articulam a dissolução dos paradigmas epistemológicos e estéticos tradicionais com novas soluções para a escrita ficcional da realidade e do sujeito. A reflexividade ensaística surge no centro da reacção do modernismo à modernidade e da redenção sincera e encenada de um Eu irremediavelmente perdido.
According to the notion of Modernism as a critical reaction to post-Enlightenment modernity, the totalitarian epistemological model of modern reason annihilated the individual through crystallized schemata that mediate the relation between the subject and the world. Modernism would be an attempt to save the individual, or an identity seeking process which dismantles established constructions of reality and produces alternative narratives of the whole that preserve the individual. Modernism becomes a self-conscious aesthetic rationality that tends to a mode of discourse that aims at contouring the subject in its relation with the world: the Essay. In German-speaking narrative fiction of the early 20th century the confluence of Modernism and essayism led to interesting textual hybrids. Here, multiple kinds of mirror effects equate the dissolution of traded epistemological and aesthetic paradigms with new solutions for a fictional re-writing of reality and the self.
L’un des aspects les plus remarquables du modernisme, en tant qu’autocritique de la modernité, consiste dans la tentative de sauver le sujet des préfigurations normatives de la raison moderne. Il s’agit d’une quête d’identité qui implique l’écroulement des constructions établies de la réalité et la production de nouvelles narrations du tout mais qui préservent l’individuel. Le modernisme représente une rationalité esthétique subversive et consciente d’elle-même, tendant vers un mode de discours et de pensée qui puisse dessiner le sujet dans son rapport au monde: à travers l’essai. Dans la fiction narrative d’expression allemande du début du XXème siècle, la confluence entre le modernisme et l’essayisme conduit à des hybrides textuels défiant une notion de texte fondée sur la compréhensibilité. Divers effets de miroir articulent la dissolution des paradigmes épistémologiques et esthétiques traditionnels à de nouvelles solutions dans l’écriture fictionnelle de la réalité et du sujet. La réflexivité essayiste surgit au centre de la réaction du modernisme à la modernité et de la rédemption sincère dans la mise en scène d’un Je irrémédiablement perdu.
URI: https://hdl.handle.net/10316/34007
ISSN: 0254-1106
2182-7435
DOI: 10.4000/rccs.924
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais

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