Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/33680
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Jaime Maria Monteiro de Carvalho e-
dc.contributor.authorSalvador, Tatiana Maria Silva Soares-
dc.date.accessioned2016-12-19T15:38:09Z-
dc.date.available2016-12-19T15:38:09Z-
dc.date.issued2013-09-18por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/33680-
dc.descriptionRelatório de estágio do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO relatório de estágio insere-se na disciplina “Relatório e Estágio” integrada no segundo ano do plano de estudos do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Pretende-se com o presente relatório abordar todo o processo de estágio pedagógico que decorreu no Agrupamento de Escolas de Mealhada, na Escola Secundária da Mealhada, no ano letivo 2012/2013, sob a orientação pedagógica da Professora Graça Tomás e sob a orientação científica do Professor Jaime Carvalho e Silva. O Núcleo de Estágio era então constituído pela Professora Graça Tomás e pelos alunos estagiários José Gaspar e Tatiana Salvador. O Núcleo de Estágio desenvolveu a sua prática letiva no Ensino Secundário, nas turmas do 11º ano do curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, disciplina de Matemática B e na turma do 11º ano do curso Profissional Técnico de Multimédia, disciplina de Matemática, que corresponde a formação modular. O Núcleo de Estágio fez também um acompanhamento regular e ativo na turma do 12º ano do curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, disciplina de Matemática A, lecionada pela Professora Graça. A estrutura do relatório de estágio obedece à hierarquização das tarefas realizadas durante o estágio pedagógico, com uma análise reflexiva dos momentos mais importantes vivenciados ao longo do ano. Assim, após algumas notas introdutórias e após a caracterização da escola, será abordada a prática letiva, isto é, o trabalho desenvolvido em sala de aula, referenciando a gestão do processo de ensino-aprendizagem. De seguida, serão apresentadas as várias atividades realizadas pelo Núcleo de Estágio, no âmbito da interação com toda a comunidade escolar e serão ainda apresentadas atividades de desenvolvimento profissional. Por fim, serão apresentadas as reflexões finais deste estágio, numa perspetiva de construção, crescimento e formação para o meu desenvolvimento pessoal e profissional resultante deste percurso.por
dc.description.abstractThis report is part of the subject “Relatório e Estágio”, which belongs to the second year of the Master “Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário” study plan. With this report, we intend to analyse all teaching practise which took place in Agrupamento de Escolas da Mealhada, in Escola Secundária da Mealhada, in this school year (2012/2013), under the tutoring of teacher Graça Tomás and scientific guidance of Professor Jaime Carvalho e Silva. The teaching practise group was formed by teacher Graça Tomás and the trainee teachers José Gaspar and Tatiana Salvador. The group developed its educational activity in the Secondary Education, with classes of the 11thgrade which are part of the Scientific-Humanistic Visual Arts Course (Mathematic B), and in a class of the 11th grade which is part of a Multimedia Vocational Course (organized in Modules). The teaching practise group did also a regular and active monitoring of the subject Mathematic A in the class of the 12th grade of the Scientific-Humanistic Scientific and Technology Course, taught by teacher Graça. The report structure obeys to the hierarchy of the tasks performed during the teaching practise, with a reflexive analysis of the most important moments of this school year. Thus, after some introductory notes and a school description, teaching practise itself will be discussed, where we will focus on the classroom work and the teaching-learning management. Then, the activities related with the interaction with all the school community will also be described. By the end, final reflexions will be presented, always under a perspective of personal and professional development.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectEquipapor
dc.subjectPlanificaçãopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectRecordarpor
dc.subjectTeaching- Learningpor
dc.subjectTeampor
dc.subjectPlanningpor
dc.subjectMotivationpor
dc.subjectRememberpor
dc.titleUm ano de ensino-aprendizagem, motivação e saudadepor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleUm ano de ensino-aprendizagem, motivação e saudadepor
dc.identifier.tid201386852por
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundáriopor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCMUC - Centre for Mathematics of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4467-7366-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Matemática - Teses de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s) 50

544
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

1,572
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.