Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/33680
Title: Um ano de ensino-aprendizagem, motivação e saudade
Authors: Salvador, Tatiana Maria Silva Soares 
Orientador: Silva, Jaime Maria Monteiro de Carvalho e
Keywords: Ensino-Aprendizagem; Equipa; Planificação; Motivação; Recordar; Teaching- Learning; Team; Planning; Motivation; Remember
Issue Date: 18-Sep-2013
Serial title, monograph or event: Um ano de ensino-aprendizagem, motivação e saudade
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O relatório de estágio insere-se na disciplina “Relatório e Estágio” integrada no segundo ano do plano de estudos do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Pretende-se com o presente relatório abordar todo o processo de estágio pedagógico que decorreu no Agrupamento de Escolas de Mealhada, na Escola Secundária da Mealhada, no ano letivo 2012/2013, sob a orientação pedagógica da Professora Graça Tomás e sob a orientação científica do Professor Jaime Carvalho e Silva. O Núcleo de Estágio era então constituído pela Professora Graça Tomás e pelos alunos estagiários José Gaspar e Tatiana Salvador. O Núcleo de Estágio desenvolveu a sua prática letiva no Ensino Secundário, nas turmas do 11º ano do curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, disciplina de Matemática B e na turma do 11º ano do curso Profissional Técnico de Multimédia, disciplina de Matemática, que corresponde a formação modular. O Núcleo de Estágio fez também um acompanhamento regular e ativo na turma do 12º ano do curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, disciplina de Matemática A, lecionada pela Professora Graça. A estrutura do relatório de estágio obedece à hierarquização das tarefas realizadas durante o estágio pedagógico, com uma análise reflexiva dos momentos mais importantes vivenciados ao longo do ano. Assim, após algumas notas introdutórias e após a caracterização da escola, será abordada a prática letiva, isto é, o trabalho desenvolvido em sala de aula, referenciando a gestão do processo de ensino-aprendizagem. De seguida, serão apresentadas as várias atividades realizadas pelo Núcleo de Estágio, no âmbito da interação com toda a comunidade escolar e serão ainda apresentadas atividades de desenvolvimento profissional. Por fim, serão apresentadas as reflexões finais deste estágio, numa perspetiva de construção, crescimento e formação para o meu desenvolvimento pessoal e profissional resultante deste percurso.
This report is part of the subject “Relatório e Estágio”, which belongs to the second year of the Master “Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário” study plan. With this report, we intend to analyse all teaching practise which took place in Agrupamento de Escolas da Mealhada, in Escola Secundária da Mealhada, in this school year (2012/2013), under the tutoring of teacher Graça Tomás and scientific guidance of Professor Jaime Carvalho e Silva. The teaching practise group was formed by teacher Graça Tomás and the trainee teachers José Gaspar and Tatiana Salvador. The group developed its educational activity in the Secondary Education, with classes of the 11thgrade which are part of the Scientific-Humanistic Visual Arts Course (Mathematic B), and in a class of the 11th grade which is part of a Multimedia Vocational Course (organized in Modules). The teaching practise group did also a regular and active monitoring of the subject Mathematic A in the class of the 12th grade of the Scientific-Humanistic Scientific and Technology Course, taught by teacher Graça. The report structure obeys to the hierarchy of the tasks performed during the teaching practise, with a reflexive analysis of the most important moments of this school year. Thus, after some introductory notes and a school description, teaching practise itself will be discussed, where we will focus on the classroom work and the teaching-learning management. Then, the activities related with the interaction with all the school community will also be described. By the end, final reflexions will be presented, always under a perspective of personal and professional development.
Description: Relatório de estágio do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/33680
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Matemática - Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

538
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 20

1,558
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.