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Título: Representações sociais dos professores sobre a escola: impacto na satisfação com a vida e no autoconceito
Autor: Neto, Flávia Vilar 
Palavras-chave: Representações sociais da escola; Professores; SWLS; ICAC; Conceções implícitas
Data: 2016
Título da revista, periódico, livro ou evento: Representações sociais dos professores sobre a escola: impacto na satisfação com a vida e no autoconceito
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Resumo: O conceito de representações sociais foi proposto por Moscovici em 1961 para referir-se ao conjunto de factos que surgem no nosso dia-a-dia através da comunicação com os outros e que, agrupados e interpretados, constituem modos de apropriação da (nossa) realidade. É através destas representações criadas que vamos orientar o nosso comportamento face a diferentes situações que vivenciamos. A Escola é um local fundamental para a criação dos futuros adultos, salientando-se a importância que tem em cada um de nós, mas também a importância que cada um dos elementos que a constituem têm no desempenhar do papel que ela assume. Sendo cada vez mais exigido ao aluno que obtenha boas notas, também é exigido ao professor que exerça o seu papel “sem falhas” ou com perfeição a cada momento. No presente estudo, procurou-se perceber quais as representações sociais que os professores têm da escola atual. Posteriormente, tentou perceber-se se este tipo de representações (divididas entre negativas e positivas) têm alguma relação com a satisfação com a vida e o autoconceito dos mesmos. Para tal, administrou-se o Inventário Clínico do Auto-Conceito (ICAC) e a Escala de Satisfação com a Vida (SWLS). Para completar a informação de como a escola é vista pelos professores, aplicou-se o Questionário sobre as Conceções Implícitas dos professores. Com este instrumento procurou-se perceber se serão construtivistas ou tradicionais e se este resultado tem alguma relação com a Satisfação com a Vida dos professores. O estudo foi realizado em três escolas do ensino básico do concelho da Póvoa de Varzim onde se recolheu uma amostra de 55 professores. Para além deste estudo quantitativo, realizaram-se breves entrevistas via e-mail a 4 professoras do ensino superior que são/foram responsáveis pela formação dos atuais professores do ensino básico e secundário. Estas entrevistas tiveram como propósito perceber como estas docentes perspetivam a formação de professores e assume-se como ensaio de estudo exploratório de abordagem qualitativa de modo a permitir um momento de análise de conteúdo em investigação em psicologia.
Abstract: The concept of social representations was proposed by Moscovici in 1961 to refer the facts that emerging daily through the communication with the other people and, grouped and interpreted, constitute appropriation modes of (our) reality. Through these representations created we go oriented our behavior on different situations that we experience. The school are a fundamental place to create future adults, emphasizing the importance of each one of us, but too the importance of each one of elements that constitute it have to performing the role it takes. Being increasingly required to student to get good grades, being increasingly too that the teacher execute their role “without faults” or with perfection every moment. In the present study, it decided understand which social representations have the teachers for actual school. After, try to understand if this representations (divided into negativists and positivists) have some relation with satisfaction with life and self-concept of teachers. For this, it was administered the Clinical Inventory of self-concept (ICAC) and the Satisfaction with Life Scale (SWLS). For completing the information on how the school was see by the teachers, was applied the Questionnaire on the Implicit Conceptions of teachers. With this questionnaire we tried to understand if will be constructivist or traditional and if this result has some relation with satisfaction with life of teachers. The study was performed in three basic education schools of Póvoa de Varzim where it collects a sample of 55 teachers. In addition to the quantitative study, was conducted brief interviews by email to 4 university teachers who have been responsible for the formation of the current basic and high education teachers. This interviews have the intention to see how these teachers' approach to training of teachers and it is assumed as an exploratory study to test qualitative approach to allow a moment of content analysis research in psychology.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/33376
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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