Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/33194
Title: Margens do saber : a mediação do conhecimento no ensino de artes
Authors: Proença, Sarah Karenine Paes Ribeiro 
Orientador: Ferreira, Claudino
Keywords: Educação; Ensino médio; Artes; Periferia; Vulnerabilidade
Issue Date: 26-Sep-2016
Publisher: FEUC
Serial title, monograph or event: Margens do saber : a mediação do conhecimento no ensino de artes
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Inserido no campo interdisciplinar dos estudos sobre Educação e Cultura, esse estudo analisa as correlações e permeabilidades entre o Saber escolar formal e o Saber próprio comum, derivado das práticas interativas quotidianas e comunitárias, em contextos urbanos periféricos que apresentam situações de risco e vulnerabilidade social. O estudo foi realizado através de um projeto teórico-prático, desenvolvido coletivamente por meio da técnica de Ateliê Biográfico de Projeto (ABP), tendo como referente empírico um grupo de alunos de uma turma da 3º série do ensino médio do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, no bairro Santa Maria em Aracaju, Sergipe, Brasil. A hipótese e problemática de pesquisa se referiram à mútua influência entre Saber formal e Saber comum, que se revela especialmente relevante em contextos urbanos periféricos e socialmente vulneráveis, em decorrência da necessidade de evitar a desistência ou evasão escolar, fato que contribui para uma maior flexibilidade da prática pedagógica.
Description: Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Claudino Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/33194
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.