Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/33194
Title: | Margens do saber : a mediação do conhecimento no ensino de artes | Authors: | Proença, Sarah Karenine Paes Ribeiro | Orientador: | Ferreira, Claudino | Keywords: | Educação; Ensino médio; Artes; Periferia; Vulnerabilidade | Issue Date: | 26-Sep-2016 | Publisher: | FEUC | Serial title, monograph or event: | Margens do saber : a mediação do conhecimento no ensino de artes | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | Inserido no campo interdisciplinar dos estudos sobre Educação e Cultura, esse estudo analisa as correlações e permeabilidades entre o Saber escolar formal e o Saber próprio comum, derivado das práticas interativas quotidianas e comunitárias, em contextos urbanos periféricos que apresentam situações de risco e vulnerabilidade social. O estudo foi realizado através de um projeto teórico-prático, desenvolvido coletivamente por meio da técnica de Ateliê Biográfico de Projeto (ABP), tendo como referente empírico um grupo de alunos de uma turma da 3º série do ensino médio do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, no bairro Santa Maria em Aracaju, Sergipe, Brasil. A hipótese e problemática de pesquisa se referiram à mútua influência entre Saber formal e Saber comum, que se revela especialmente relevante em contextos urbanos periféricos e socialmente vulneráveis, em decorrência da necessidade de evitar a desistência ou evasão escolar, fato que contribui para uma maior flexibilidade da prática pedagógica. | Description: | Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Claudino Ferreira. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/33194 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sarah Karenine P. R. Proença-versão final da dissertação MIS.pdf | 3.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.