Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32936
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
dc.contributor.authorFerreira, Catarina Alexandra da Silva-
dc.date.accessioned2016-11-16T18:03:49Z-
dc.date.available2016-11-16T18:03:49Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/32936-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO presente trabalho de investigação teve como objetivo o desenvolvimento de uma intervenção aplicável ao contexto educativo, com posterior análise dos resultados. O pilar do Programa Feliz, nome atribuído à intervenção, há sido a Psicologia Positiva e todos os seus contornos como as emoções positivas, as forças de assinatura, o fluxo, o agradecimento, o perdão, a empatia, a resiliência e a atenção plena. Da amostra constam 140 indivíduos, divididos entre grupo controlo e grupo experimental, e esta foi recolhida em dois momentos diferentes, no antes e pós-programa, no Instituto Educativo de Souselas, em Coimbra. Os resultados obtidos na investigação sugerem a validade do programa, não só quantitativamente como qualitativamente, havendo os instrumentos utilizados apresentado resultados positivos nas dimensões de atenção, concentração e afeto positivo e diminuição da ansiedade e evitamento em situações relacionadas com a escola. Este trabalho pretende ser um ponto de partida a futuras investigações, entendendo-se terem sido atingidos os objetivos propostos no início da investigação.por
dc.description.abstractThe present research had a main goal: the development of an intervention program applicable in school context, and the study of its efficacy. The pillar of Programa Feliz (Happy Program), name attributed to the intervention, has been Positive Psychology and all its outlines such as positive emotions, signature strengths, flow, thankfulness, forgiveness, empathy, resilience and mindfulness. The sample is consists of 140 individuals, divided into a control and an experimental group. The data was obtained at two different moments, before and after the application of the program, at Instituto Educativo de Souselas, in Coimbra. The results achieved with this investigation suggests evidence of its validity, not only quantitatively but also qualitatively, since the differences in pre and post tests revelead positive results on the experimental group on the following dimensions: attention, concentration, positive affect and decrease anxiety and avoidance in situations related to school. This study intends to be the starting point of future investigations, as the objectives defined at the beginning of the present research have been accomplished.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPsicologia positivapor
dc.subjectForças de assinaturapor
dc.subjectOtimismopor
dc.subjectFluxopor
dc.subjectPerdãopor
dc.subjectAgradecimentopor
dc.subjectResiliênciapor
dc.subjectAtenção plenapor
dc.subjectRelações interpessoaispor
dc.subjectContexto escolarpor
dc.titlePrograma de psicologia positiva aplicado em contexto escolar: construção e estudo quase-experimentalpor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titlePrograma de psicologia positiva aplicado em contexto escolar: construção e estudo quase-experimentalpor
dc.peerreviewedyespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1733-5854-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE MIP - Catarina Ferreira - 2016.pdf997.63 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 5

1,849
checked on Apr 24, 2024

Download(s) 20

900
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.