Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/32936
Título: | Programa de psicologia positiva aplicado em contexto escolar: construção e estudo quase-experimental | Autor: | Ferreira, Catarina Alexandra da Silva | Orientador: | Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves | Palavras-chave: | Psicologia positiva; Forças de assinatura; Otimismo; Fluxo; Perdão; Agradecimento; Resiliência; Atenção plena; Relações interpessoais; Contexto escolar | Data: | 2016 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Programa de psicologia positiva aplicado em contexto escolar: construção e estudo quase-experimental | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | O presente trabalho de investigação teve como objetivo o desenvolvimento de uma intervenção aplicável ao contexto educativo, com posterior análise dos resultados. O pilar do Programa Feliz, nome atribuído à intervenção, há sido a Psicologia Positiva e todos os seus contornos como as emoções positivas, as forças de assinatura, o fluxo, o agradecimento, o perdão, a empatia, a resiliência e a atenção plena. Da amostra constam 140 indivíduos, divididos entre grupo controlo e grupo experimental, e esta foi recolhida em dois momentos diferentes, no antes e pós-programa, no Instituto Educativo de Souselas, em Coimbra. Os resultados obtidos na investigação sugerem a validade do programa, não só quantitativamente como qualitativamente, havendo os instrumentos utilizados apresentado resultados positivos nas dimensões de atenção, concentração e afeto positivo e diminuição da ansiedade e evitamento em situações relacionadas com a escola. Este trabalho pretende ser um ponto de partida a futuras investigações, entendendo-se terem sido atingidos os objetivos propostos no início da investigação. The present research had a main goal: the development of an intervention program applicable in school context, and the study of its efficacy. The pillar of Programa Feliz (Happy Program), name attributed to the intervention, has been Positive Psychology and all its outlines such as positive emotions, signature strengths, flow, thankfulness, forgiveness, empathy, resilience and mindfulness. The sample is consists of 140 individuals, divided into a control and an experimental group. The data was obtained at two different moments, before and after the application of the program, at Instituto Educativo de Souselas, in Coimbra. The results achieved with this investigation suggests evidence of its validity, not only quantitatively but also qualitatively, since the differences in pre and post tests revelead positive results on the experimental group on the following dimensions: attention, concentration, positive affect and decrease anxiety and avoidance in situations related to school. This study intends to be the starting point of future investigations, as the objectives defined at the beginning of the present research have been accomplished. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/32936 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE MIP - Catarina Ferreira - 2016.pdf | 997.63 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 5
1.847
Visto em 17/abr/2024
Downloads 20
900
Visto em 17/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.