Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32936
Title: Programa de psicologia positiva aplicado em contexto escolar: construção e estudo quase-experimental
Authors: Ferreira, Catarina Alexandra da Silva 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Keywords: Psicologia positiva; Forças de assinatura; Otimismo; Fluxo; Perdão; Agradecimento; Resiliência; Atenção plena; Relações interpessoais; Contexto escolar
Issue Date: 2016
Serial title, monograph or event: Programa de psicologia positiva aplicado em contexto escolar: construção e estudo quase-experimental
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente trabalho de investigação teve como objetivo o desenvolvimento de uma intervenção aplicável ao contexto educativo, com posterior análise dos resultados. O pilar do Programa Feliz, nome atribuído à intervenção, há sido a Psicologia Positiva e todos os seus contornos como as emoções positivas, as forças de assinatura, o fluxo, o agradecimento, o perdão, a empatia, a resiliência e a atenção plena. Da amostra constam 140 indivíduos, divididos entre grupo controlo e grupo experimental, e esta foi recolhida em dois momentos diferentes, no antes e pós-programa, no Instituto Educativo de Souselas, em Coimbra. Os resultados obtidos na investigação sugerem a validade do programa, não só quantitativamente como qualitativamente, havendo os instrumentos utilizados apresentado resultados positivos nas dimensões de atenção, concentração e afeto positivo e diminuição da ansiedade e evitamento em situações relacionadas com a escola. Este trabalho pretende ser um ponto de partida a futuras investigações, entendendo-se terem sido atingidos os objetivos propostos no início da investigação.
The present research had a main goal: the development of an intervention program applicable in school context, and the study of its efficacy. The pillar of Programa Feliz (Happy Program), name attributed to the intervention, has been Positive Psychology and all its outlines such as positive emotions, signature strengths, flow, thankfulness, forgiveness, empathy, resilience and mindfulness. The sample is consists of 140 individuals, divided into a control and an experimental group. The data was obtained at two different moments, before and after the application of the program, at Instituto Educativo de Souselas, in Coimbra. The results achieved with this investigation suggests evidence of its validity, not only quantitatively but also qualitatively, since the differences in pre and post tests revelead positive results on the experimental group on the following dimensions: attention, concentration, positive affect and decrease anxiety and avoidance in situations related to school. This study intends to be the starting point of future investigations, as the objectives defined at the beginning of the present research have been accomplished.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/32936
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE MIP - Catarina Ferreira - 2016.pdf997.63 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,847
checked on Apr 17, 2024

Download(s) 20

900
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.