Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32870
Title: O impacto do word-of-mouth eletrónico na lealdade à marca
Authors: Pereira, Alexandre Miguel Gamelas 
Orientador: Torres, Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha
Keywords: Word-of-mouth eletrónico; Marketing digital; Confiança na marca; Lealdade à marca; Intenção de compra; outcome; fsQCA; fuzzy-set QCA
Issue Date: 29-Sep-2016
Publisher: FEUC
Serial title, monograph or event: O impacto do word-of-mouth eletrónico na lealdade à marca
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: As relações, interações e experiências que os consumidores partilham entre si são uma das ferramentas mais poderosas na área do marketing. Nos dias de hoje, as marcas vivem e sobrevivem cada vez mais do word-ofmouth positivo que os seus clientes tendem a expressar, tornando-se estes em autênticos defensores comerciais das próprias organizações. Vive-se, igualmente, numa época onde o marketing digital tem um peso decisivo para os consumidores e para a ligação que estes mantêm com as marcas, já que tendem a confiar mais nas empresas que são regulares nas plataformas online e sociais. Assim, a presente dissertação tem como tema principal “O impacto do word-of-mouth eletrónico na lealdade à marca”, procurando compreender determinadas variáveis, nomeadamente o word-of-mouth eletrónico, a relação consumidor-produto e consumidor-marca, bem como a confiança e lealdade à marca. Para isto, foi elaborada uma análise quantitativa, com base num questionário aplicado online, que obteve 166 respostas válidas. A partir de uma nova metodologia de investigação, o fuzzy-set Qualitative Comparative Analysis (fsQCA), e das respetivas análises das condições necessárias e suficientes, é avaliado o grau de influência do marketing digital, e respetivo wordof- mouth eletrónico, na construção da lealdade à marca, a partir de um conjunto de soluções que apresentam diferentes combinações para o mesmo outcome. Relativamente à premissa postulada, concluiu-se que o wordof- mouth eletrónico poderá ter um impacto relevante na existência de lealdade à marca por parte de um consumidor. Contudo, é importante referir que o fsQCA é, ainda, um programa pouco explorado pela maioria dos estudiosos, pelo que seria pertinente, consolidar e aprofundar a presente análise em investigações futuras.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha Torres.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32870
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
AlexandrePereira_DissertacaoMestrado.pdf12.01 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

651
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 10

1,504
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.