Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32867
Title: "O assistente social como mediador de conflitos na redução e prevenção do insucesso escolar com ênfase na indisciplina"
Authors: Silva, Joana Margarida Neves da 
Orientador: Guerra, Joana Carla Marques Vale Mendes
Keywords: Territórios educativos de intervenção prioritária; Serviço social; Insucesso escolar
Issue Date: 2016
Serial title, monograph or event: "O assistente social como mediador de conflitos na redução e prevenção do insucesso escolar com ênfase na indisciplina"
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino em escolas que se inserem em meios socialmente desfavorecidos, o projeto territórios educativos de intervenção prioritária (TEIP) possibilitou ao assistente social tornar-se num mediador de conflitos na redução e na prevenção do insucesso escolar com enfase na indisciplina. Perante os casos de indisciplina existentes nas escolas e que têm influências no sucesso/insucesso dos alunos, procurou-se compreender o motivo que leva estes jovens a se comportarem de forma conturbada em contexto de sala de aula e quais as estratégias mais eficazes para agir e lidar diariamente com eles, no âmbito escolar. O presente estudo teve como principal objetivo analisar as estratégias adotadas pela assistente social como mediadora de conflitos na prevenção e na redução do insucesso escolar com alunos que manifestem indisciplina em situações de Ordem de Saída da Sala de Aula (OSSA) sinalizados ao Gabinete de Apoio ao Aluno (GAA) e/ou que se dirijam ao Gabinete de Serviço Social (GSS). Para tal, realizou-se uma revisão da literatura que permitiu compreender todo o enquadramento teórico do objeto em estudo e para a recolha dos dados optou-se pelo método qualitativo com base na técnica de observação direta e participante. Deste estudo concluiu-se que a mediação efetuada nesta escola não é completamente positiva, apesar do esforço da assistente social em manter as atitudes e o ambiente profissional adequados durante o processo de intervenção, e que a justificação para os comportamentos adotados por estes jovens está relacionado com o ambiente ecológico onde se desenvolvem.
In order to improve the quality of education in schools that fall in socially disadvantaged envirouments, the educational territories of priority intervention programme (TEIP) enabled the social worker to become a mediator in conflicts in the reduction and prevention of school failure with emphasis on indiscipline. In view of the cases of unruly behavior in schools and have wich influences on the success / failure of the students, we tried to understand the reason why these young people to behave in a troubled way in the classroom context and what are the most effective strategies for action and daily deal with them in the school. This study aimed to analyse the strategies adopted by the social worker as a mediator of conflicts in preventing and reducing school failure prevention and reduction with students who show indiscipline in Outbound Order situations in the Classroom (OSSA) who are marked by the Support Office student (GAA) and / or who go to the Social Service Office (GSS). To this end, we carried out a literature review which enabled us to understand all the theoretical framework of the object under study. To collect data we chose the qualitative method based on the technique of direct observation and participant. In this study it was concluded that the mediation done in this school is not completely positive, despite the efforts of the social worker to maintain the attitudes and professional environment suitable throughout the intervention process, and we also came to the conclusion that the justification for the behaviour adopted by these young people is related to the ecological environment where they develop.
Description: Monografia do mestrado em Serviço Social, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/32867
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação - Joana Silva - 2016.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

1,236
checked on Apr 17, 2024

Download(s) 10

2,902
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.