Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/32790
Título: O papel dos media em tempos de crise : visões sobre a Troika em Portugal e na Alemanha
Autor: Gonçalves, Daniela Fernandes 
Orientador: Cravo, Teresa
Palavras-chave: Europeização; Identidade europeia; Opinião pública; Media
Data: 26-Set-2016
Editora: FEUC
Título da revista, periódico, livro ou evento: O papel dos media em tempos de crise : visões sobre a Troika em Portugal e na Alemanha
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Os acontecimentos políticos que se registam atualmente são fruto de intervenções mediáticas abrangentes, rápidas e alargadas à escala internacional e os meios de comunicação social dominantes, passaram a ser local privilegiado para a legitimação das narrativas mais alinhadas com os centros de poder. Neste contexto, as crises económicas, sociais e culturais continuam a acontecer, tal como antes da massificação tecnológica dos media e, como então, elas continuam a ter influência no âmbito das Relações Internacionais e a ser estudadas no enquadramento das teorias que pautam esta disciplina. Mas como serão elas afetadas pela forma como a nova comunicação social lê e escreve os acontecimentos? E por outro lado, que repercussões terão as dinâmicas políticas e internacionais, nos próprios meios de comunicação? O estudo de caso que selecionámos para esta dissertação visa analisar a experiência de crise vivida em Portugal e o impacto que as notícias veiculadas nos media sobre os três últimos encontros do comité constituído por um representante do Banco Central Europeu, do Fundo Monetário Internacional e da Comissão Europeia (mais conhecido por Troika) em Portugal, tiveram na opinião pública dos portugueses e dos alemães, em particular. Com base na teoria construtivista, levámos a cabo um estudo de caráter exploratório, que recorre à análise crítica do discurso e à análise de conteúdo, como forma de interpretar a amostra, constituída por seis jornais on line de referência, três portugueses e três alemães. A escolha das nacionalidades dos jornais, prende-se com o facto de, no caso português estes corresponderem à nacionalidade do país afetado pela crise e alvo concreto das reuniões que estiveram na base da produção jornalística, e no caso alemão se tratarem de publicações do país que é o principal credor do resgate financeiro, e aquele que, durante o processo de reestruturação da dívida portuguesa mais pressão exerceu.
Descrição: Dissertação de mestrado em Relações Internacionais (Estudos Europeus), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Teresa de Almeida Cravo.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32790
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação_Daniela_versão09.pdf1.41 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

676
Visto em 23/abr/2024

Downloads 10

2.371
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.