Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/32543
Title: Análise e avaliação de um projeto de investimento em ativos reais
Authors: Nunes, Sara Daniela Martins 
Orientador: Augusto, Augusto, Mário António Gomes
Keywords: Ativos reais; Projeto de investimento; Cash flow; Avaliação económico-financeira; Critérios de avaliação
Issue Date: 21-Sep-2016
Publisher: FEUC
Citation: Nunes, Sara Daniela Martins - Análise e avaliação de um projeto de investimento em ativos reais, Coimbra, 2016.
Abstract: Perante um mundo empresarial cada vez mais competitivo e atento às necessidades do mercado, uma decisão mal equacionada pode afetar drasticamente os resultados de qualquer entidade e, consequentemente, o seu sucesso. Posto isto, e tendo presente que o objetivo fundamental da gestão deverá ser a criação e maximização do valor de uma empresa, o presente relatório pretende demonstrar a importância de se realizar uma correta análise à viabilidade económica e financeira de um investimento em ativos reais, antes da tomada de qualquer decisão. Para isso, é necessário seguir um conjunto de etapas, de modo a diferenciar o tipo de investimento em causa e proceder à elaboração de estudos comerciais, técnicos e financeiros inerentes ao mesmo. Após identificação da origem das fontes de financiamento e análise desses estudos, é essencial projetar o investimento durante um determinado horizonte temporal, com o intuito de aferir a sua capacidade para gerar resultados. Através do cálculo dos cash flows esperados para cada exercício a rendibilidade de um projeto poderá ser estimada mediante a utilização de indicadores como o “valor atualizado líquido”, a “taxa interna de retorno”, o “período de recuperação atualizado”, o “índice de rendibilidade do projeto”, entre outros. Todavia, uma vez que a incerteza pode influenciar a rendibilidade esperada para um projeto, o risco deverá ser incorporado na análise, através da observação de plausíveis alterações nas variáveis críticas e da elaboração de cenários possíveis de ocorrer, de modo a delinear estratégias de atuação caso o investimento não ocorra como expectável. No presente trabalho, com o intuito de elucidar o leitor sobre esta temática, consta um estudo de caso, respeitante a um investimento em ativos reais, realizado por uma empresa portuguesa do setor da cerâmica, sobre o qual foram elaboradas as demonstrações financeiras relevantes para o cálculo da viabilidade esperada. Da análise e avaliação da rendibilidade, solvabilidade e risco, o projeto revelou-se economicamente viável, dado que os fluxos gerados são suficientes para cobrir o capital investido e ainda permitem remunerar os acionistas à taxa pretendida por estes.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Mário António Gomes Augusto.
URI: http://hdl.handle.net/10316/32543
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Sara Nunes_2011178563.pdf2.58 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

575
checked on May 27, 2020

Download(s) 1

19,854
checked on May 27, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.