Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/32481
Title: Sistemas de análise e avaliação de risco de crédito na banca de empresas
Authors: Rosário, Rafaela Costa do 
Orientador: Augusto, Mário António Gomes
Conceição, Luís Miguel Cerveira
Keywords: Crédito bancário; Risco de crédito; Análise de crédito; Gestão de risco de crédito; Rating
Issue Date: 21-Sep-2016
Publisher: FEUC
Citation: Rosário, Rafaela Costa do - Sistemas de análise e avaliação de risco de crédito na banca de empresas, Coimbra, 2016.
Abstract: O presente relatório de estágio integra a fase final do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e tem como objetivo a apresentação de um estágio curricular realizado na Sucursal de Empresas do Millennium bcp em Coimbra, durante um período de quatro meses. A crise do subprime abanou os pilares do sistema financeiro, pelo que as entidades financeiras, nomeadamente as instituições bancárias, sentiram a necessidade de efetuar um maior controlo no processo de concessão de crédito bancário. Assim, o cálculo do risco de crédito bancário assumiu uma maior relevância no seio da atividade bancária e as metodologias utilizadas para a análise e avaliação de risco de crédito tornaram-se mais rigorosas e, consequentemente, mais eficazes. Contemplando uma nota quantitativa, decorrente da análise dos indicadores económico-financeiros da empresa e uma nota qualitativa, decorrente da análise às características e incidentes da empresa, o método do rating tem vindo a adquirir uma grande importância nas instituições bancárias, sendo o método preferencial para o cálculo do grau de risco das empresas. Subsequente à atribuição de um determinado grau de risco, encontra-se a sua monitorização que deverá estar assegurada pelo departamento de risco de crédito e que deverá possuir, como objetivo fundamental, a redução da probabilidade de possíveis situações de incumprimento por parte do cliente. Assumindo-se como um dos principais desafios da atividade bancária, o processo de captação de novos clientes, no qual se inclui a etapa de análise e avaliação de risco de crédito dos potencias clientes, constituiu, a par com a monitorização de risco de crédito dos atuais clientes, as principais tarefas realizadas durante o estágio curricular apresentado.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Mário António Gomes Augusto e Luís Miguel Cerveira Conceição.
URI: http://hdl.handle.net/10316/32481
Rights: openAccess
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