Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/32452
Título: Síntese de derivados semi-sintéticos do ácido oleanólico com vista à atividade antitumoral
Autor: Conceição, Fábio Daniel Pedroso de Lima da 
Orientador: Salvador, Jorge
Palavras-chave: Química; Ciências da Saúde; Neoplasia; Triterpenóides; Ressonância Magnética Nuclear
Data: Jul-2016
Citação: Conceição, Fábio Daniel Pedroso de Lima da / Síntese de derivados semi-sintéticos do ácido oleanólico com vista à atividade antitumoral
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Com cerca de 14,1 milhões de novos casos diagnosticados em todo o mundo, em 2012, e com uma mortalidade estimada em cerca de 8,2 milhões de pessoas, também em todo o mundo e em 2012 (World cancer report, 2014), o cancro é uma das patologias mais preocupantes do século 21, tendo sido nesse ano responsável por 14,1% das mortes humanas. Estes dados indicam que não só que esta patologia é responsável por uma grande percentagem da mortalidade humana como também mostram que a situação está longe de estar controlada. Desta feita, a investigação de novas moléculas capazes de prevenir e/ou tratar esta doença torna-se de extrema importância. Neste âmbito, os compostos de origem natural têm tido um papel importante, embora por vários fatores terem saído um pouco de foco como pontos de partida para o desenvolvimento de novos fármacos. Ainda assim, em 2007, mais de 30 compostos de origem natural estavam em diversas fases de desenvolvimento clínico para o tratamento de diversos tipos de cancro. Neste campo, os triterpenóides têm sido bastante estudados para a sua aplicação em vários alvos envolvidos no desenvolvimento do cancro, e em particular as 12-fluorolactonas de compostos triterpenóides têm nos últimos anos surgido como compostos promissores, como evidenciado em vários trabalhos na literatura. Para a classe de compostos da série ursano, é evidenciado um processo de síntese seletivo para β-fluorolactonas embora existam evidências de que os compostos α-fluorolactonas possuam uma atividade biológica igualmente interessante. Sabendo isto, resolveu estudar-se uma via de síntese de fluorolactonas da série oleanano, com vista a obter resultados que pudessem permitir aplicar esse processo a compostos da mesma série e em séries semelhantes, tendo-se tentado optimizar uma via de síntese para o ácido oleanólico e ao mesmo tempo sintetizar o ácido maslínico, composto da série oleanano comercialmente caro, por uma via sintética simples e descrita em artigos recentes, sendo que neste último pretendia obter-se derivados fluorados e não fluorados, sendo que no caso dos fluorados servirá então como uma referência na aplicação da via de síntese de fluorolactonas optimizadas em compostos de classes semelhantes ao ácido oleanólico.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Química apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32452
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Química - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Fabio Conceição.pdf3.88 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

484
Visto em 16/abr/2024

Downloads 50

473
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.