Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31859
Title: Características dos websites e lealdade online : o efeito mediador da experiência com a marca e da satisfação
Authors: França, Renato Gil da Silva 
Orientador: Coelho, Filipe Jorge Fernandes
Keywords: Lealdade online; Experiência da marca; Características do website; Marketing de experiência e satisfação
Issue Date: 27-Jul-2016
Publisher: FEUC
Citation: França, Renato Gil da Silva - Características dos websites e lealdade online : o efeito mediador da experiência com a marca e da satisfação, Coimbra, 2016.
Abstract: O mercado online, que exibe um crescimento substancial a cada ano que passa, representa um meio extremamente eficiente para acessar, organizar, comunicar e trocar informações. A internet aumentou a quantidade e a qualidade das informações que a empresa obtém sobre cada cliente, desta maneira facilitando a segmentação e personalização. Com isso, hoje é quase inevitável que toda empresa ou negócio possua um site e, além disso, usem essa ferramenta com um dos seus principais meios de comunicação. Essas relações constituem uma oportunidade para a empresa criar lealdade dos seus clientes, muito importante para o crescimento das organizações e desenvolvimento de clientes que se tornam “advogados da marca”. Tendo em vista a importância do tema abordado, o objetivo geral desse trabalho foi investigar de que forma as características do website contribuem para lealdade online, considerando o efeito mediador da experiência com a marca e da satisfação. Para concluir o objetivo proposto, foi elaborado um inquérito, aplicado a 200 inqueridos (brasileiros e portugueses), adultos (com 18 anos ou mais), que residem nos dois países e fizeram uma compra online nos últimos 6 meses. Os resultados indicam que várias características dos websites, influenciam positivamente a experiência do consumidor com a marca e contribuem para lealdade online de maneira direta, mas também indireta, mediada pela satisfação. Salienta-se também que a satisfação parece mediar a relação entre experiência com a marca e a lealdade online e, além disso, algumas características dos websites tiveram impacto negativo na experiência com a marca, satisfação e lealdade. Este estudo tem potencial para ser uma importante contribuição para a literatura, uma vez que são poucas as investigações existentes que abordam a influência das características dos websites na experiência com a marca e, por via desta, na lealdade online.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31859
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Renato Franca.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

541
checked on Apr 9, 2024

Download(s) 50

484
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.