Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/31856
Título: Acessibilidade nas mãos : património histórico acessível para pessoas surdas
Autor: Lima, Ana Raquel Oliveira 
Orientador: Hespanha, Pedro
Correia, Isabel Calvário
Palavras-chave: Língua gestual portuguesa; Surdos; Inclusão; Igualdade de oportunidades; Deaf Gain
Data: 25-Jul-2016
Editora: FEUC
Citação: Lima, Ana Raquel Oliveira - Acessibilidade nas mãos : património histórico acessível para pessoas surdas, Coimbra, 2016.
Resumo: Num contexto em que existe uma enorme preocupação com a integração e inclusão das pessoas com diferentes caraterísticas na sociedade, é importante perceber quais as medidas a tomar para que a acessibilidade, inclusão e igualdade de oportunidades sejam efetivas. Neste relatório de projeto apresentam-se políticas, mecanismos e perspetivas relativas à comunidade surda, à inclusão e aos esforços realizados no sentido de derrubar barreiras e alcançar objetivos fruto de lutas desta comunidade pelo acesso à informação e comunicação. Expõe-se neste trabalho ainda, os ganhos de ser Surdo e a importância da diversidade humana. O trabalho de investigação procurou saber igualmente se as Pessoas Surdas frequentam ou não Museus/ Monumentos classificados como Património Histórico e os motivos que os levam a visitar, ou não, esses locais. Este relatório foca-se na acessibilidade das Pessoas Surdas ao Património Histórico, na sua Língua Natural, respeitando a diversidade e as caraterísticas identitárias desta comunidade. É apresentado em DVD um protótipo de vídeo guia da Janela do Capítulo em Tomar, ou seja, um exemplo de um material acessível para Pessoas Surdas.
Descrição: Relatório de projeto do mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentado à Faculdade de Economia e à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Manuel Teixeira Botelho Hespanha e Isabel Sofia Calvário Correia.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31856
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
!Versão FINAL!_Projeto Raquel Lima_MISIE.pdf1.63 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.