Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31856
Title: Acessibilidade nas mãos : património histórico acessível para pessoas surdas
Authors: Lima, Ana Raquel Oliveira 
Orientador: Hespanha, Pedro
Correia, Isabel Calvário
Keywords: Língua gestual portuguesa; Surdos; Inclusão; Igualdade de oportunidades; Deaf Gain
Issue Date: 25-Jul-2016
Publisher: FEUC
Citation: Lima, Ana Raquel Oliveira - Acessibilidade nas mãos : património histórico acessível para pessoas surdas, Coimbra, 2016.
Abstract: Num contexto em que existe uma enorme preocupação com a integração e inclusão das pessoas com diferentes caraterísticas na sociedade, é importante perceber quais as medidas a tomar para que a acessibilidade, inclusão e igualdade de oportunidades sejam efetivas. Neste relatório de projeto apresentam-se políticas, mecanismos e perspetivas relativas à comunidade surda, à inclusão e aos esforços realizados no sentido de derrubar barreiras e alcançar objetivos fruto de lutas desta comunidade pelo acesso à informação e comunicação. Expõe-se neste trabalho ainda, os ganhos de ser Surdo e a importância da diversidade humana. O trabalho de investigação procurou saber igualmente se as Pessoas Surdas frequentam ou não Museus/ Monumentos classificados como Património Histórico e os motivos que os levam a visitar, ou não, esses locais. Este relatório foca-se na acessibilidade das Pessoas Surdas ao Património Histórico, na sua Língua Natural, respeitando a diversidade e as caraterísticas identitárias desta comunidade. É apresentado em DVD um protótipo de vídeo guia da Janela do Capítulo em Tomar, ou seja, um exemplo de um material acessível para Pessoas Surdas.
Description: Relatório de projeto do mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentado à Faculdade de Economia e à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Manuel Teixeira Botelho Hespanha e Isabel Sofia Calvário Correia.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31856
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
!Versão FINAL!_Projeto Raquel Lima_MISIE.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

914
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

1,545
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.