Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31853
Title: Empreendedorismo : os setores emergentes na criação do próprio emprego
Authors: Coelho, Cláudio Miguel Almeida 
Orientador: Ambrósio, José
Godinho, Pedro Manuel Cortesão
Keywords: Empreendedorismo; PAECPE; Setores de atividade emergentes; Classificação das Atividades Económicas (CAE)
Issue Date: 22-Jul-2016
Publisher: FEUC
Citation: Coelho, Cláudio Miguel Almeida - Empreendedorismo : os setores emergentes na criação do próprio emprego, Coimbra, 2016.
Abstract: No âmbito do Mestrado em Gestão foi-me concedida a possibilidade de realizar o meu estágio curricular no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP, IP), Delegação Regional do Centro, em Coimbra, com data de início no dia 1 de fevereiro e data de termino a 6 de junho de 2016. O estágio realizado teve como atividade principal a análise e a elaboração de pareceres de candidaturas e projetos de negócio para a criação do próprio emprego, no âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e Criação do Próprio Emprego (PAECPE). Os objetivos deste relatório passam pela identificação de um certo conjunto de caraterísticas dos promotores, das empresas a constituir, das localizações geográficas e dos setores mais emergentes. Além destas, complementei este estudo com o cruzamento de algumas variáveis adicionais. De modo a ser possível alcançar estes objetivos, utilizei para este estudo dados estatístico de todos os processos recebidos e analisados pelo IEFP, IP, Delegação Regional do Centro, cuja data de candidatura para a criação do próprio emprego tenha ocorrido entre o dia 1 de janeiro de 2015 e 30 de abril de 2016 (período temporal de 16 meses). Neste período de tempo, foi definido uma amostra com 725 processos que serviram de base para esta investigação. A escolha do tema deste relatório – Empreendedorismo: Análise dos Setores Emergentes na Criação do Próprio Emprego – teve como origem a curiosidade e a necessidade na identificação de quais são as caraterísticas mais frequentes dos promotores e respetivos negócios, bem como na identificação de quais são os setores com maior propensão ao empreendedorismo (emergentes). A partir destes dados, pretendo retirar algumas conclusões acerca dos setores que são alvo de maior empreendimento, bem como o conjunto de caraterísticas dos promotores a si inerentes e a localização dos seus projetos de empreendedorismo. Relativamente à idade por exemplo, os resultados mostram que quase a totalidade dos promotores concorre ao Programa de Criação do Próprio Emprego depois de adquirir largos anos de experiência de trabalho, existindo por isso uma percentagem diminuta de promotores com menos de 24 anos.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de José Ambrósio e Pedro Godinho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31853
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio.pdf1.75 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

834
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

862
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.