Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31837
Title: 30 anos de integração de Portugal na União Europeia : uma análise macroeconómica
Authors: Mesquita, Jessica Domingues 
Orientador: Duarte, António Portugal
Keywords: União Europeia; Portugal; Integração europeia; Convergência real; Estabilização nominal
Issue Date: 6-Jul-2016
Publisher: FEUC
Citation: Mesquita, Jessica Domingues - 30 anos de integração de Portugal na União Europeia : uma análise macroeconómica, Coimbra, 2016.
Abstract: O presente trabalho procura fazer uma alusão aos últimos 30 anos da economia portuguesa que coincidem com os anos de integração de Portugal na União Europeia, tendo em conta uma análise macroeconómica para este período. A partir do momento em que o país passou a fazer parte da então Comunidade Económica Europeia, em 1986, tornou-se desde logo imperativo reunir um conjunto de condições necessárias para a concretização do conhecido processo de convergência nominal com vista a futura participação na UEM. A viragem para o século XXI e os anos que lhe sucederam mostraram-se pouco favoráveis à economia portuguesa traduzindo-se em perdas de competitividade, com reduzidas taxas de crescimento do produto e um grande aumento do desemprego. De facto, os primeiros anos da integração de Portugal na UEM não foram propícios ao crescimento económico tendo a situação agravado-se com o impacto negativo da crise financeira internacional e ainda mais com a crise da dívida soberana. Toda a evolução destas últimas três décadas será alvo de análise a partir de um conjunto de variáveis macroeconómicas representativas do desempenho da economia portuguesa por comparação com a média da União Europeia a 15 países. Em termos empíricos procedeu-se a uma análise aplicada ao comportamento das referidas variáveis mediante uma análise de estatística descritiva, assim como a partir de testes de raiz unitária e de estacionaridade.
Description: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de António Portugal Duarte.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31837
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

633
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 5

6,893
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.