Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/31814
Título: Inserção socioprofissional dos alunos do ensino profissional:a importância das soft skills e da formação em contexto de trabalho
Autor: Francisco, Carla Sofia Ferreira 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Palavras-chave: Ensino profissional; Transição para a vida adulta; Inserção profissional; competências pessoais e sociais; Estágio
Data: 2015
Título da revista, periódico, livro ou evento: Inserção socioprofissional dos alunos do ensino profissional: a importância das soft skills e da formação em contexto de trabalho
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente relatório científico-profissional centra-se na transição/inserção dos alunos diplomados dos Cursos Profissionais da escola para o mercado de trabalho ou ensino superior. Para melhor compreensão da temática realizei uma breve alusão ao percurso do Ensino Profissional em Portugal e uma contextualização científica tendo por base duas variáveis que considero influírem de modo preponderante numa inserção socioprofissional bem-sucedida. Focalizei a minha atenção em alguns conteúdos de referência como inserção na vida adulta, formação em contexto de trabalho e os conceitos de transição e soft skills. Aliados a estes, abordei o papel da Escola em geral, a sua organização e contributos, e em particular na escola na qual desempenho funções como psicóloga. Através desta reflexão, fundamentada em determinados pressupostos de investigação, pretendi analisar a importância das soft skills e da formação em contexto de trabalho (maioritariamente no que respeita aos estágios) face à inclusão socioprofissional dos alunos oriundos do Ensino Profissional. A fundamentação teórica do trabalho engloba alguns modelos de orientação e a confluência de uns com outros (desenvolvimentista, contextualista, construcionista, sistémico, motivacional, …), bem como definições de diversos conceitos relativos ao estudo. Para o efeito, recorri a uma amostra (N=16) de ex-alunos de Cursos Profissionais da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó composta por 8 participantes do sexo feminino e 8 participantes do sexo masculino. Os principais resultados obtidos mostram-nos que efetivamente estes alunos escolheram um curso profissional essencialmente pela oferta iii Inserção socioprofissional dos alunos do Ensino Profissional: A importância das soft skills e da formação em contexto de trabalho. Carla Sofia Ferreira Francisco (carla_sofia75@hotmail.com) formativa e pelas saídas profissionais (62,5%), bem como pela formação em contexto de trabalho e pelo ensino mais prático (50%). O motivo pelo qual escolheram a ETP Sicó prendeu-se sobretudo com os índices de conclusão, aproveitamento e empregabilidade da mesma (81%), pelo bom ambiente interno e relações interpessoais (75%) e equipamentos/materiais adequados (62,5%).
scientific-professional report focuses on the transition/integration from school into employment or higher education of students graduated from vocational courses. For better understanding the theme I made a brief allusion to the route of the vocational education in Portugal and a scientific contextualization based on two variables that I consider important to a more successful socio-professional insertion. I focused my attention on some reference contents such as insertion into adult life, training in a work context, and the concepts of transition and soft skills. Combined with these concepts, I discussed the role of school in general, its organization and contributions, and in particular of the school where I work as a psychologist. Through this reflection, based on certain assumptions of research, I intended to analyse the importance of soft skills and training in a work context (mainly regarding internships) for the socio-professional inclusion of students from vocational training. The theoretical principles of this work concern some guidance models and the confluence with each other (developmental, contextual, constructionist, systemic, motivational...), as well as definitions of several concepts related to the study. To accomplish this, I used a sample (N=16) of former students of vocational courses of ETP Sicó (vocational school) composed of 8 female and 8 male participants. The main results obtained show that effectively these students chose a vocational training course essentially for the education/training offer and for the job opportunities (62.5%), as well as the training in a work context, and a more practical education (50%). The reason why they chose ETP Sicó is related mainly to the completion, progress and employability rates (81%), good internal environment and interpersonal relationships (75%), and adequate equipment/materials (62.5%).
Descrição: Relatório científico-profissional do mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31814
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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