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Título: Compaixão, medo da compaixão e comportamento antissocial:mudança clínica fiável em agressores juvenis após uma intervenção focada na compaixão
Autor: Pires, Vânia Patrícia Martins 
Orientador: Rijo, Daniel Maria Bugalho
Palavras-chave: Compaixão; Comportamento anti-social; Comportamento agressivo; Mudança clínica; Terapia focada na compaixão
Data: 2015
Título da revista, periódico, livro ou evento: Compaixão, medo da compaixão e comportamento antissocial:mudança clínica fiável em agressores juvenis após uma intervenção focada na compaixão
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O objetivo principal deste estudo exploratório foi avaliar a eficácia de uma intervenção psicoterapêutica individual com base no modelo da Terapia Focada na Compaixão (TFC) na redução do comportamento agressivo e do medo/bloqueio da compaixão e no incremento da compaixão pelo próprio e pelos outros, em agressores juvenis. Nesta amostra de conveniência, um grupo experimental foi comparado a um grupo de controlo e ambos os grupos foram avaliados antes e após uma intervenção de 20 sessões. Os participantes foram avaliados através do questionário de agressividade, da escala da autocompaixão, da escala da compaixão e da escala do medo/bloqueio da compaixão. De forma a avaliar a mudança clínica em cada um dos sujeitos, foi calculado o Índice de Mudança Fiável (RCI). Na avaliação inicial, não foram encontradas diferenças significativas entre as condições. Em relação à mudança clínica, verificou-se uma tendência de melhoria no grupo de tratamento no comportamento agressivo, autocompaixão, compaixão pelos outros e medo/bloqueio da compaixão, em comparação ao grupo de controlo. Após a intervenção, foram observadas diferenças entre os grupos na distribuição pelas categorias de mudança clínica relativamente à compaixão pelos outros. Enquanto todos os indivíduos do grupo experimental apresentaram melhoria clinica, a maior parte dos sujeitos do grupo de controlo deteriorou. Não foram encontradas diferenças significativas nas restantes variáveis em estudo. Estes resultados oferecem evidências preliminares da eficácia de uma intervenção psicoterapêutica individual baseada na TFC na promoção da saúde mental e do bem-estar em agressores juvenis.
This study´s main goal was to assess the efficacy of an individual psychotherapeutic intervention based on Compassion Focused Therapy (CFT) in reducing aggressive behavior, fear/block of compassion and increasing self-compassion and compassion for others in juvenile offenders. In this non-randomized trial, a treatment group (n = 7) was compared to a control group (n = 7) and both groups were assessed before and after a 20 sessions treatment program. Participants answered the Aggression Questionnaire, Self-Compassion Scale, Compassion Scale and Fears of Compassion Scale for Adolescents. In order to assess clinical change, the Reliable Change Index (RCI) was computed. At baseline, no significant differences were found between groups. Concerning clinical change, treatment condition revealed a tendency to improvement in aggressive behavior, self-compassion, compassion for others and fear/block of compassion, when compared to control group. After treatment, differences between groups were observed in the distribution through clinical change categories concerning compassion for others. While all the subjects in the experimental group showed clinical improvement, most of the subjects in control group deteriorated. In the remaining variables, no differences between groups were found. The results offer preliminary support of the psychotherapeutic compassion focused therapy intervention’s ability to promote mental health and well-being in young offenders.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e na Saúde), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31779
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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