Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/31547
Título: O Metro ligeiro como dinamizador da cidade : o caso de Macau
Autor: Santos, Inês Coimbra dos 
Orientador: Grande, Nuno
Palavras-chave: Metro, Macau, projecto; Mobilidade urbana, Macau; Planeamento urbano, Macau
Data: Fev-2016
Citação: Santos, Inês Coimbra dos - O Metro ligeiro como dinamizador da cidade : o caso de Macau, 2016
Resumo: Macau, uma cidade com mais de quatrocentos anos de história, com uma dimensão pequena, alta densidade populacional, ruas estreitas e muito trânsito, é caracterizada pela ocorrência de grande número de situações e factores diversificados que expressam as múltiplas influências e transformações mundiais e regionais. O seu desenvolvimento acelerado dos sectores do jogo e do turístico têm introduzido modificações drásticas no seio do ambiente e da vida preexistentes em Macau. Neste momento surge a necessidade de criar novos aterros para este território, solução esta que já foi implementada por diversas ocasiões durante toda a história de Macau. Para além dos novos aterros, também é necessário incluir o sistema de Metro Ligeiro neste território, sistema este muito debatido, por diversos factores. Decorrente do trabalho académico, desenvolvido no âmbito do Design Studio "Cidade e Infraestrutura" realizado no Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra, pelo Professor Doutor Nuno Grande, nasceu este projecto que tem como objectivo desenvolver uma estratégia geral de intervenção que contempla a inserção do traçado do Metro Ligeiro na zona Sul da Península de Macau, interligando este meio de transporte com os novos aterros propostos. Para realizar este trabalho é necessário compreender as conexões entre as infraestruturas do Metro e o tecido urbano, estudar o território de Macau e fazer uma análise critica das propostas existentes do grupo de trabalho para o planeamento urbanístico dos novos aterros de Macau, para posteriormente, realizar a estratégia geral integrando este sistema de transporte de forma adequada e de forma a dinamizar o tecido urbano existente e o proposto.
Macau, a city with over four hundred years of history, small sized, with high density of population, narrow streets and a lot of traffic, it is also characterized for the great number of situations and happenings, emphasized by its multiple regional and global influences. The fast growing of the gambling and touristic sectors brought drastic changes to the life and environment of the city. At this point it is urgent to create new embankments for this site, which has been proved as a good solution throughout different occasions of Macau’s History. Furthermore it is also necessary to introduce the Macau Light Rail Transit System, as it has been advanced before. From the academic work, developed in the Design Studio “City and Infrastructure” of the Architecture Department of the University of Coimbra, with the guidance of Prof. Dr. Nuno Grande, this project was born. With it came the idea of developing a general strategy of intervention for the city of Macau, focusing on the design and insertion of the Light Rail Transit System in the South zone of the Peninsula, connecting this mean of transportation with its new proposed embankments. In order to develop this proposal it was necessary to comprehend the connections of the urban tissue and the city railway, study its territory in a more wide view and analyze critically the proposals of the work group, so that then it would be possible to make an adequate proposal to stimulate and revive the existent and proposed urban tissue.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31547
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

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