Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/31262
Title: A musicalidade na dramaturgia de ator - das Vanguardas do século XX ao caso do Teatro O Bando
Authors: Werlang, Cristiane 
Orientador: André, João Maria
Rodrigues, Helena
Keywords: atuação teatral; pedagogia teatral; musicalidade; teatro O Bando; theatrical performance; musicality; actor’s dramaturgy; theatrical pedagogy
Issue Date: 23-Sep-2016
Citation: WERLANG, Cristiane - A musicalidade na dramaturgia de ator : das vanguardas do século XX ao caso do teatro O Bando. Coimbra : [s.n.], 2016. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/31262
Abstract: O presente trabalho propõe-se investigar os diálogos existentes entre a musicalidade e o teatro no âmbito da dramaturgia de atores, tendo como estudo de caso o grupo de teatro português O Bando. Apoia-se nas vanguardas do século XX à contemporaneidade com o propósito de buscar os procedimentos de atuação teatral fundados no diálogo entre o teatro e a música. O percurso metodológico segue as pesquisas dos artistas e pedagogos teatrais Appia, Jaques-Dalcroze, Meyerhold, Artaud e Barba, a fim de selecionar e analisar os elementos musicais que sustentam o ofício do ator e fundam uma prática atoral de característica musical. Seguindo o mesmo percurso com educadores musicais, compositores e musicólogos, busca-se referências sobre os conceitos musicais do início do século XX à contemporaneidade, especialmente aquelas que se deixam impregnar pelo cruzamento de áreas e saberes. Finalmente, propõe-se observar a musicalidade na prática pedagógica do Teatro O Bando, em seu curso de formação “Consciência do Actor em Cena”. As principais conclusões apontam que a musicalidade está presente na pedagogia da atuação tanto nas vanguardas teatrais do século XX quanto no caso do Teatro O Bando e corresponde a uma estratégia de criação atoral que favorece a precisão e a imaginação. A musicalidade estabelece ainda novas formas de leitura por parte dos espectadores, novos procedimentos de improvisação e notação, novas regras e convenções. Busca-se colaborar com as pesquisas sobre a pedagogia de ator e oferecer um auxílio para o ensino teórico e prático da atuação em instituições de ensino e coletivos teatrais e performativos.
This study aims to investigate the existing dialogues between drama and musicality in the field of actor’s dramaturgy, having as case study the Portuguese theater group O Bando. This work is based on twentieth century and contemporary vanguards in order to search the procedures of acting, founded in the dialogue between drama and music. The methodological approach is based on the researches of artists and theatrical pedagogues, mainly Appia, Jaques-Dalcroze, Artaud and Barba, aiming to find and analyze the musical elements that sustain the actor’s work and underlie an actor’s practice of musical characteristics. Following the same route with music educators, composers and musicologists, we look for references about music concepts from the beginning of the 20th century to nowadays, especially those references that leave impregnate themselves by the crossing of different knowledge and disciplines. Finally, this work aims to observe how the relations between music and drama happen in the pedagogical practice of Teatro O Bando in their course “Consciência do Actor em Cena” (Actor’s Conscience in Scene). The main findings show that musicality is present in the pedagogy of acting both in theatrical vanguards of the 20th century as in the case of Teatro O Bando and corresponds to a “atoral” creation strategy that favors precision and imagination. The music also establishes new ways of reading by the spectators, new procedures of improvisation and notation, new rules and conventions. With this work we aim to collaborate to the researches about actor’s pedagogy and also offer an aid for theoretical and practical education to be used in educational institutions and theater groups.
Description: Tese de doutoramento em Estudos Artísticos, na especialidade de Estudos Teatrais e Performativos, apresentada ao Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/31262
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Artes - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
A musicalidade na dramaturgia de ator.pdf3.18 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

539
checked on Nov 13, 2019

Download(s) 20

634
checked on Nov 13, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.