Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30736
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dc.contributor.advisorMartins, Maria Rita Vieira-
dc.contributor.advisorClérigo, Ricardo-
dc.contributor.authorXavier, Mariana Sofia Rosa de Brito-
dc.date.accessioned2016-02-29T14:59:34Z-
dc.date.available2016-02-29T14:59:34Z-
dc.date.issued2016-02-12-
dc.identifier.citationXavier, Mariana Sofia Rosa de Brito - Smart Homes no mercado downstream de Oil & Gas, Coimbra, 2016por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/30736-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Maria Rita Vieira Martins e Ricardo Clérigo.por
dc.description.abstractO presente relatório insere-se no âmbito do estágio curricular integrado no Mestrado em Economia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, realizado no período de 1 de setembro a 7 de dezembro de 2015, na área de Smart Homes, Automatic Meter Reading (AMR) and Machine-to-Machine (M2M) platform da empresa ISA – Intelligent Sensing Anywhere, S.A.. O objetivo deste relatório consiste na apresentação das principais variáveis que influenciam a adoção de produtos Smart Homes nos distribuidores de gás, assim como, na identificação e análise das características relevantes para a definição do modelo de negócio conducente à colocação de uma nova gama de produtos da ISA no mercado global, tendo uma maior incidência nos mercados considerados estratégicos para a empresa, nomeadamente, EUA, Canadá e Europa. Desta análise conclui-se que novas tendências têm emergido no mercado de Gasóleo de Petróleo Liquefeito (GPL), tornando a fidelização de clientes um aspeto crítico para as utilities de Oil & Gas. Neste contexto, e como forma de inovar o seu portefólio, a ISA desenvolveu uma solução na área de Smart Homes para o mercado de Oil & Gas, com o intuito de se diferenciar face à concorrência. Elaborou-se um Business Model Canvas para o novo produto da ISA, tendo em consideração duas perspetivas (retenção e aquisição de clientes). O objetivo passou por estudar qual a melhor estratégia a ser utilizada pelos clientes da ISA para que estes consigam endereçar, de um modo diferenciador, o seu mercado residencial. Deste modo, a ISA tem a preocupação não só de servir o seu cliente, mas também de evidenciar o melhor modo de interação com o consumidor final. Este tipo de interação é designado por Business-to-Business-to-Consumer (B2B2C). Concluiu-se, a partir da análise dos dois Business Model Canvas, que a abordagem a ter relativamente à aquisição e retenção de clientes é muito semelhante, embora pareça preferível que as empresas optem por focar-se na retenção dos seus clientes, já que a aquisição de um novo cliente pode envolver um elevado custo.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBusiness Model Canvaspor
dc.subjectGasóleo de petróleo liquefeito (GPL)por
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectInternet of Things (IoT)por
dc.subjectISAhubpor
dc.subjectSmart Homespor
dc.titleSmart Homes no mercado downstream de Oil & Gaspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201481081-
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitGroup for Monetary and Financial Studies-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-5300-9322-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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