Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/30553
Título: An iron-nickel meteorite characterization using different experimental techniques
Autor: Silva, Pedro Alberto Oliveira Costa e 
Orientador: Costa, Maria Benilde Faria de Oliveira e
Batista, António Adriano Castanhola
Palavras-chave: Engenharia Física; Meteorito; Meteorito metálico
Data: Jul-2015
Citação: Silva, Pedro Alberto Oliveira Costa e / An iron-nickel meteorite characterization using different experimental techniques
Resumo: Todos os anos, milhões de meteoróides entram na nossa atmosfera. O termo meteoróides é apenas uma designação baseada no tamanho (mais pequeno que um asteoróide). Aqui refere-se a partículas provenientes de cometas aquando a sua travessia pelo sistema solar. Quando algumas destas partículas entram na atmosfera da Terra, interagem com esta, formando uma "bola de fogo"por ignição. A este efeito refere-se como um meteoro ou uma estrela cadente, o que é observável no céu. Alguns destes meteoros, os que sobrevivem à passagem pela atmosfera terrestre, atingem a crosta da Terra. A estes chamamos de meteoritos e a sua composição é diferente de qualquer outro material existente à superfície da Terra. Os meteoritos podem ser encontrados nos mais variados tamanhos e massas, e geralmente sob a forma de meteoritos metálicos, metálico-rochosos ou rochosos. O estudo destes é importante para o conhecimento do Universo e das condições particulares em que se formaram. Esta tese propõe o estudo de um meteorito metálico usando diferentes técnicas: metalografia, diffracção de raios-X, fluorescência de raios-X, microscopia electrónica de varrimento, espectroscopia de Mössbauer e activação de neutrões. A interpretação dos resultados obtidos levou à classificação do meteorito como uma IIAB ou IIG hexadrite.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Física, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30553
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese_Pedro Silva_2006113036.pdf100.5 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

418
Visto em 16/abr/2024

Downloads 20

1.175
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.