Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30553
Title: An iron-nickel meteorite characterization using different experimental techniques
Authors: Silva, Pedro Alberto Oliveira Costa e 
Orientador: Costa, Maria Benilde Faria de Oliveira e
Batista, António Adriano Castanhola
Keywords: Engenharia Física; Meteorito; Meteorito metálico
Issue Date: Jul-2015
Citation: Silva, Pedro Alberto Oliveira Costa e / An iron-nickel meteorite characterization using different experimental techniques
Abstract: Todos os anos, milhões de meteoróides entram na nossa atmosfera. O termo meteoróides é apenas uma designação baseada no tamanho (mais pequeno que um asteoróide). Aqui refere-se a partículas provenientes de cometas aquando a sua travessia pelo sistema solar. Quando algumas destas partículas entram na atmosfera da Terra, interagem com esta, formando uma "bola de fogo"por ignição. A este efeito refere-se como um meteoro ou uma estrela cadente, o que é observável no céu. Alguns destes meteoros, os que sobrevivem à passagem pela atmosfera terrestre, atingem a crosta da Terra. A estes chamamos de meteoritos e a sua composição é diferente de qualquer outro material existente à superfície da Terra. Os meteoritos podem ser encontrados nos mais variados tamanhos e massas, e geralmente sob a forma de meteoritos metálicos, metálico-rochosos ou rochosos. O estudo destes é importante para o conhecimento do Universo e das condições particulares em que se formaram. Esta tese propõe o estudo de um meteorito metálico usando diferentes técnicas: metalografia, diffracção de raios-X, fluorescência de raios-X, microscopia electrónica de varrimento, espectroscopia de Mössbauer e activação de neutrões. A interpretação dos resultados obtidos levou à classificação do meteorito como uma IIAB ou IIG hexadrite.
Description: Dissertação de Mestrado em Física, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30553
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_Pedro Silva_2006113036.pdf100.5 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

419
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

1,175
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.