Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30378
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Raul Agostinho Simões-
dc.contributor.authorDionísio, Leonel José Rita-
dc.date.accessioned2016-01-27T18:00:37Z-
dc.date.available2016-01-27T18:00:37Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationDionísio, L. (2015). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido no Colégio do Sagrado Coração de Maria junto da turma do 9ºB no Ano Letivo de 2014/2015. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/30378-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO Estágio Pedagógico em Educação Física apresenta-se como o epílogo de uma etapa na formação académica, inserida no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, sustentado pelo processo de prática profissional no Colégio do Sagrado Coração de Maria – Fátima, no presente ano letivo (2014/2015). Traduz o resultado final de uma longa caminhada deste percurso académico e profissional. Como tal, tem como objetivos a realização de um resumo e, em simultâneo, a reflexão de um extenso, mas compensador, percurso pedagógico que envolveu a aquisição de conhecimentos na didática específica de Educação Física. A reflexão sobre este ano de formação possibilita enunciar diversas conclusões e recolher informações que se podem mostrar bastante úteis no âmbito do ensino. Assumiu-se como uma prioridade, no decorrer deste ano letivo, um comprometimento para com as aprendizagens dos alunos e para com o meio escolar, levando a uma evolução da capacidade de intervenção a nível pedagógico e de intervenção nas atividades e compromissos com o meio escolar. Esta evolução permite-nos dizer que a profissionalização do estagiário é contínua e não incide apenas na intervenção pedagógica, mas também ao nível da comunidade escolar. Assim sendo, no presente relatório será contextualizado o projeto formativo que se encontra relacionado com as expectativas iniciais e reconhecidas as práticas desenvolvidas (planeamento, realização e avaliação), não omitindo a justificação das opções praticadas. Serão reconhecidas as dificuldades e identificadas as necessidades de formação, a componente ético-profissional e a relevância do compromisso com as aprendizagens dos alunos. Por fim, será ainda contemplado um estudo de caso desenvolvido ao longo do ano com o tema: A importância do Feedback Pedagógico na aprendizagem da modalidade de Basquetebol no 9º ano de escolaridade. Palavras-Chave: Estágio Pedagógico. Ensino-aprendizagem. Reflexão. Feedback. VI Abstract The Physical Education Teaching Practice is presented as the epitome of a step in academic training, inserted in the Master of Education Physical Education in Primary and Secondary Education, supported by the professional practice process at Colégio do Sagrado Coração de Maria - Fatima this school year (2014/2015). It represents the final result of a long walk in my educational and professional route. And so, it aims to carry out an abstract and at the same time reflection of a long but rewarding, educational route which involved the acquisition of knowledge in specific teaching of Physical Education. Reflecting on this year's training enables to enunciate several conclusions and gather information that can prove to be very useful in teaching. It was assumed as a priority in the course of this school year, a commitment to student learning and towards the school environment, leading to an evolution of the intervention capacity at the pedagogical level and intervention in the activities and commitments to the school environment. This development allows us to say that the professionalization of the trainee is continuous and does not focus only on pedagogical intervention, but also in the school community. Therefore, in this report, the formative project that is related to the initial expectations and recognized the developed practices (planning, implementation and evaluation), not omitting the justification of practiced options will be contextualized. The difficulties will be recognized and the training needs identified. The ethical professional component and the importance of commitment to student learning will be criticized as well. At last, a case study developed throughout the year on the theme: The Importance of Teaching Feedback on learning basketball modality in 9th grade will also be contemplated.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFeedback pedagógicopor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.titleRelatório de estágio desenvolvido no colégio do Sagrado Coração de Maria junto da turma do 9ºB no ano letivo de 2014-2015 : a importância do feedback pedagógico na aprendizagem da modalidade de basquetebol no 9º ano de escolaridadepor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201342944-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1194-4560-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2015_Leonel_Dionísio.pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open
Anexos2015_Leonel_Dionísio PDF.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

362
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 5

6,680
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.