Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30056
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Joaquim-
dc.contributor.authorCorreia, Tânia Sofia Neves-
dc.date.accessioned2015-12-01T16:04:42Z-
dc.date.available2015-12-01T16:04:42Z-
dc.date.issued2015-12-01-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/30056-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractDepois da Segunda Guerra Mundial, era tempo de pensar nos danos causados nas populações e nas cidades. Alguns artistas, arquitectos e pensadores, ao levarem para as suas mesas de trabalho o tema social, contribuíram para a revolução cultural, que acontecera em toda a Europa. Esta dissertação explora o discurso que a arquitectura e o cinema partilham sobre as cidades, sua relação simbiótica e suas consequências. A contextualização histórica e factual divide o trabalho em duas partes, sendo que, a primeira lança as bases para o debate que a segunda sugere: a forma como a cidade foi sendo representada ao longo do tempo, o discurso arquitectónico de Alison e Peter Smithson que se relaciona com o cinema e os habitantes da urbe e, introduzindo os casos de estudo, o contexto português na nova corrente cinematográfica que surgiria, nos anos 60, fruto de um longo período de saturação da censura. Os filmes do Novo Cinema português, tal como noutras correntes cinematográficas europeias dos anos 50 e 60, mostraram as ruas, as suas gentes, num registo quase documental e etnográfico. A cidade de Lisboa foi a mais usada para mostrar Portugal de 1962 até 1974, destacando-se um conjunto de três capítulos, cada um referente a uma zona da cidade. Dom Roberto, filme ainda ligado aos do “cinema de ouro” mas já numa outra vertente mais denunciadora, mostra as vivências num pátio lisboeta; Belarmino, a história de um boxeur, que vive intensamente o Rossio e os Restauradores, seus cafés, suas boîtes e o ginásio; Os Verdes Anos, O Cerco, O Recado, O Mal-amado e Meus Amigos, para além da zona de urbanismo e de construção moderna que crescia na periferia da cidade, manifestam o sentimento que os personagens tinham sobre o centro lisboeta.por
dc.description.abstractAfter World War II, it was time to think about the damages caused to populations and cities in Europe. Artists, architects and thinkers started to think about social issues, contributing to the cultural revolution that was taking place throughout the continent. This thesis explores the permanent dialogue that architecture and cinema have about cities, their symbiotic relation and its consequences. The historical and factual contexts divide the work into two parts; the first one builds up the foundation for the debate that the second suggests: the way that the city has been represented over time, the architectonic discourse of Alison and Peter Smithson in relation to cinema and the inhabitants of the city and, introducing the study cases, the Portuguese context on the new film current that would emerge in the ‘60s, as a result of a long, saturated period of censorship. The Portuguese New Cinema’s movies, like any other European cinematographic movements of the 50s’ and 60s’, show the streets and people, as an almost documental and ethnographic registry. It was the city of Lisbon that was widely used to promote Portugal from 1962 until 1974, highlighting a set of three chapters, each referring to a different part of the town. Dom Roberto, a film that is still attached to the “golden cinema” decade but already in a different, more denouncing aspect, shows the experiences in a Lisbon courtyard; Belarmino, the story of a boxeur who lives the Rossio and Restauradores neighborhoods intensely: its cafes, its boîtes and the gym; Os Verdes Anos, O Cerco, O Recado, O Mal-amado and Meus Amigos, which depict what the inhabitants of the peripheries, surrounded by modern buildings, thought and felt about Lisbon’s city centre.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCinema (arquitectura)por
dc.subjectCinema português, séc. 20por
dc.subjectLisboa, 1962-1974por
dc.title"O lado solar do tempo do fascismo" : Lisboa sob o olhar do novo cinema portuguêspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201536471-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Studies in Architecture and Urbanism-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4016-0300-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
O LADO SOLAR DO TEMPO DO FASCISMO - Tânia Correia.pdf114.09 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 5

1,104
checked on Apr 17, 2024

Download(s)

190
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.