Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/30050
Title: A leitura no ensino do Português Língua Materna e do Alemão Língua Estrangeira: aquisição e desenvolvimento de competências
Authors: Joaquim, Carolina 
Orientador: Carecho, Judite
Mello, Cristina
Keywords: Leitura; Ensino de Português e Alemão
Issue Date: 2015
Abstract: O objetivo deste relatório é, em termos gerais, numa primeira parte, refletir sobre o desempenho na Prática Pedagógica Supervisionada e sobre o contexto socioeducativo em que a mesma se desenrolou; e, numa segunda parte, apresentar, de forma simples e didática, os processos pelos quais se rege a compreensão e, consequentemente, algumas estratégias que podem ser usadas pelo professor para que os alunos adquiram/desenvolvam a sua capacidade de compreender o que leem e, assim, construírem mais facilmente os sentidos do texto. O texto é considerado um lugar de interação em que, dialogicamente, os intervenientes constituem, por intermédio de ações linguísticas e cognitivas, propostas de sentido. A esta conceção subjaz a ideia de que há, em todos os textos, indícios que somente se detetam, por um lado, pela mobilização de processos cognitivos que ajudem o leitor a chegar ao sentido do texto, produzindo inferências; por outro lado, pela mobilização de conhecimentos novos e estímulo de prévios, que facilitem a compreensão do texto a leitores que se iniciam na aprendizagem da língua. Postula-se, portanto, que a leitura de um texto exige mais do que a simples utilização do conhecimento prévio da língua, pelo que o ensino da competência de leitura não passa apenas pelo reconhecimento do léxico que o leitor tem à disposição; mas, também, por levar o aluno a mobilizar estratégias, tanto de cunho linguístico como cognitivo, no sentido de levantar hipóteses, validar ou não as hipóteses formuladas, preencher lacunas, isto é, levar o aluno a participar ativamente no(s) processo(s) de compreensão do texto.
URI: http://hdl.handle.net/10316/30050
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
CAROLINA.pdf94.45 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

585
checked on Nov 12, 2019

Download(s) 20

906
checked on Nov 12, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.