Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29949
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dc.contributor.advisorSimões, Marta-
dc.contributor.advisorAndrade, João Sousa-
dc.contributor.authorLopes, Andrea Alves-
dc.date.accessioned2015-11-20T14:34:19Z-
dc.date.available2015-11-20T14:34:19Z-
dc.date.issued2015-09-10-
dc.identifier.citationLopes, Andrea Alves - I & D, educação e crescimento económico : uma análise aplicada a Portugal, Coimbra, 2015por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/29949-
dc.descriptionTrabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Marta Simões e João Sousa Andrade.por
dc.description.abstractEste trabalho analisa a relação entre a atividade de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e o crescimento económico em Portugal, para o período de 1980-2013, complementando estudos já outrora realizados. O objetivo é compreender se o crescimento económico português tem beneficiado da I&D, incorporando na análise a relação entre a disponibilidade de capital humano e a capacidade do país levar a cabo atividades de I&D por intermédio da estimação de um modelo VAR que considera todas as variáveis como interdependentes. Para o efeito, começou por definir-se um VAR com três variáveis: PIB real per capita, despesa em I&D em percentagem do PIB e os anos médios de escolaridade total da população portuguesa. A partir do modelo inicial, e após a investigação das características em termos de estacionaridade das séries estatísticas utilizadas, analisou-se a existência de uma relação de equilíbrio de longo prazo entre as três variáveis aplicando a metodologia proposta por Johansen. Esta não permitiu identificar uma relação de longo prazo, ao contrário do previsto pelos modelos de crescimento endógeno, segundo os quais I&D e educação são os principais responsáveis por melhorias da produtividade, por sua vez o motor do crescimento do produto no longo prazo. Este resultado pode dever-se ao facto da despesa total em I&D em percentagem do PIB ter sido realizada, ao longo do período considerado, maioritariamente pelo setor institucional (universidades, Estado, IPSFL) e não pelas empresas e não se traduzir, no caso da economia portuguesa, na introdução de novas tecnologias de produção, produtos ou serviços que efetivamente aumentem a produtividade e o produto: Do ponto de vista da educação, poderão dever-se aos níveis de escolaridade ainda demasiado baixos para permitirem aumentar a capacidade de inovação/imitação da economia portuguesa e/ou ao facto de não conferirem as competências procuradas pelo mercado de trabalho. Na ausência de resultados que apoiassem a existência de uma relação de longo prazo, prosseguiu-se para a análise de relações de curto prazo aplicando a análise de causalidade à Granger tendo por base um modelo VAR em primeiras diferenças. A estimação deste modelo levou à conclusão da existência de relações pouco significativas no curto prazo, sendo estas visíveis também na análise de funções impulso-resposta que indicam que as despesas em I&D ou os anos médios de escolaridade têm um impacto pouco significativo no produto interno bruto real per capita. Quanto às respostas das despesas em I&D e dos anos médios de escolaridade total relativamente a choques das variáveis do modelo considerado, também estas são pouco relevantes.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectinvestigação e desenvolvimentopor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectcrescimento económicopor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectVARpor
dc.titleI & D, educação e crescimento económico : uma análise aplicada a Portugalpor
dc.typemasterThesis-
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201480298-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitGroup for Monetary and Financial Studies-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.researchunitGroup for Monetary and Financial Studies-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1046-2551-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-0999-2264-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FFUC- Teses de Mestrado
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