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Título: Crimes à moda do Porto, Miguel Miranda e a reinvenção do romance policial
Autor: Gomes, Rita 
Orientador: Arnaut, Ana Paula
Palavras-chave: literatura portuguesa; post modernismo; romance policial; Miguel Miranda; grotesco; cómico; transtextualidade; ideologia do romance policial
Data: 19-Nov-2015
Resumo: A seguinte investigação tem como objetivo o estudo do romance policial de Miguel Miranda, bem como o seu afastamento do romance policial canónico, com base nos romances: O estranho caso do cadáver sorridente (1998), Livrai-nos do mal (1999), Dois urubus pregados no céu (2002) e Dai-lhes, senhor, o eterno repouso (2011). Para tal, o primeiro capítulo incide sobre as origens do romance policial, a sua receção em Portugal, a sua ideologia, e a sua consolidação enquanto género literário, partindo particularmente dos trabalhos de Maria de Lurdes Morgado Sampaio, Alma Murch e Ernst Mandel. Concluímos que apesar da fluidez de fronteiras dos policiais de Miguel Miranda, eles devem ser entendidos como pertencentes ao género policial. E é no segundo capítulo que problematizamos essa fluidez, analisando os romances mencionados de Miguel Miranda no contexto do recurso à paródia, ao cómico e ao grotesco (que funciona como uma forma de cómico). No terceiro e último capítulo é o conceito de transtextualidade, a partir das concetualizações de Gérard Genette e Julia Kristeva, que é discutido. Este aspeto é fundamental para a perceção do afastamento dos romances de Miranda da linha clássica do romance policial, dado que o autor instaura frequentemente relações para lá do texto, manifestas ou não, de natureza histórica, factual e jornalística, literária, e até mesmo bíblica.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29945
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado

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