Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29712
Title: Fatores que condicionam a dádiva de sangue : estudo empírico aplicado a estudantes universitários de Coimbra
Authors: Henriques, Tiago Emanuel dos Ramos Marques 
Orientador: Quintal, Carlota
Keywords: Doação de sangue; bem público; Altruísmo; Motivações; Dadores voluntários; Portugal
Issue Date: 10-Jul-2015
Publisher: FEUC
Citation: Henriques, Tiago Emanuel dos Ramos Marques - Fatores que condicionam a dádiva de sangue : estudo empírico aplicado a estudantes universitários de Coimbra, Coimbra, 2015
Abstract: Em Portugal, tem-se registado um esforço por parte do IPST e dos hospitais com serviço de sangue de aumentar o número de colheitas. Contudo, há indícios de que as doações são efetuadas cada vez mais por dadores mais velhos e aliado ao dilema do envelhecimento da população pode existir, num futuro próximo, problemas de escassez deste recurso. É assim importante aumentar a dádiva em particular entre os mais jovens. Tendo em conta que se realizam colheitas de sangue nas próprias instituições universitárias, é pertinente estudar este grupo específico da população e verificar se os jovens universitários apresentam sensibilidades e motivações quando confrontados com esta problemática. Posto isto, o objetivo do trabalho passa por identificar obstáculos e motivações para a dádiva de sangue entre os jovens universitários e sugerir políticas e estratégias eficientes que promovam um aumento do stock das reservas de sangue. Para esse efeito, foi construído e aplicado um inquérito por questionário junto de jovens universitários de Coimbra de Março a Maio de 2015. Com recurso a uma regressão logística múltipla, avaliou-se a associação entre diversos fatores e a dádiva. A amostra final inclui 505 inquiridos, dos quais 124 já doaram pelo menos uma vez. A evidência encontrada sugere a existência de uma associação positiva e estatisticamente significativa entre a dádiva e: maior grau académico, pertença a uma organização voluntária, participação nas últimas eleições, prática de uma religião, bom conhecimento dos requisitos de doação e ausência de medo de agulhas.
Description: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Carlota Quintal.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29712
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Capa.pdf77.63 kBAdobe PDFView/Open
TP Tiago Henriques - versão final.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

695
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 20

2,078
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.