Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/29708
Título: Profissões artísticas : o executante musical enquanto trabalhador
Autor: Virgínio, Bruna Sofia Sousa Pinto 
Orientador: Abreu, Paula
Palavras-chave: Arte; Música; Executante musical; Profissões artísticas
Data: 22-Set-2015
Editora: FEUC
Citação: Virgínio, Bruna Sofia Sousa Pinto - Profissões artísticas : o executante musical enquanto trabalhador, Coimbra, 2015
Resumo: O objeto de estudo desta investigação é a música como profissão, com enfâse no campo musical erudito. Por conseguinte, encontram-se implicados os seus intervenientes que, enquanto artistas executantes (ou instrumentistas) e agentes no processo de criação artística, revestem também a figura de um trabalhador comum semelhante a tantos outros. As condições em que os músicos executantes desenvolvem a sua atividade profissional, e que são transversais a todas as atividades artísticas, revelam-se precárias, inseguras e incertas. Ao mesmo tempo, a forma como é regulado o mercado de trabalho artístico coloca os artistas em situações mais vulneráveis e instáveis profissionalmente, o que os leva a adotar mais do que uma atividade profissional, por forma a fazer face aos desequilíbrios profissionais. Com efeito, essa intermitência perturba as condições do exercício da atividade dos artistas e das trajetórias profissionais e pessoais, pelo que importa averiguar quais são as particularidades e as configurações da atividade dos músicos executantes, que constituem o foco de análise deste estudo. De forma a atingir os objetivos propostos optou-se por uma estratégia de investigação que dá primazia a uma abordagem qualitativa, que se serviu de duas técnicas metodológicas: análise documental e entrevista. Somente através desta abordagem será possível chegar a um conhecimento desejado e obter uma análise significativa, a partir de relatos de casos reais e concretos. Os testemunhos recolhidos revelam-se, assim, úteis na análise da música como profissão e, sobretudo, no diagnóstico e avaliação das condições em que o executante musical se revê como trabalhador profissional, num mercado de trabalho marcado pela incerteza, pela precarização e flexibilidade.
Descrição: Dissertação de mestrado em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paula Abreu.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29708
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
DM Bruna Virgínio 2015.pdf3.24 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

772
Visto em 16/abr/2024

Downloads 20

1.530
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.