Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29708
Title: Profissões artísticas : o executante musical enquanto trabalhador
Authors: Virgínio, Bruna Sofia Sousa Pinto 
Orientador: Abreu, Paula
Keywords: Arte; Música; Executante musical; Profissões artísticas
Issue Date: 22-Sep-2015
Publisher: FEUC
Citation: Virgínio, Bruna Sofia Sousa Pinto - Profissões artísticas : o executante musical enquanto trabalhador, Coimbra, 2015
Abstract: O objeto de estudo desta investigação é a música como profissão, com enfâse no campo musical erudito. Por conseguinte, encontram-se implicados os seus intervenientes que, enquanto artistas executantes (ou instrumentistas) e agentes no processo de criação artística, revestem também a figura de um trabalhador comum semelhante a tantos outros. As condições em que os músicos executantes desenvolvem a sua atividade profissional, e que são transversais a todas as atividades artísticas, revelam-se precárias, inseguras e incertas. Ao mesmo tempo, a forma como é regulado o mercado de trabalho artístico coloca os artistas em situações mais vulneráveis e instáveis profissionalmente, o que os leva a adotar mais do que uma atividade profissional, por forma a fazer face aos desequilíbrios profissionais. Com efeito, essa intermitência perturba as condições do exercício da atividade dos artistas e das trajetórias profissionais e pessoais, pelo que importa averiguar quais são as particularidades e as configurações da atividade dos músicos executantes, que constituem o foco de análise deste estudo. De forma a atingir os objetivos propostos optou-se por uma estratégia de investigação que dá primazia a uma abordagem qualitativa, que se serviu de duas técnicas metodológicas: análise documental e entrevista. Somente através desta abordagem será possível chegar a um conhecimento desejado e obter uma análise significativa, a partir de relatos de casos reais e concretos. Os testemunhos recolhidos revelam-se, assim, úteis na análise da música como profissão e, sobretudo, no diagnóstico e avaliação das condições em que o executante musical se revê como trabalhador profissional, num mercado de trabalho marcado pela incerteza, pela precarização e flexibilidade.
Description: Dissertação de mestrado em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paula Abreu.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29708
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
DM Bruna Virgínio 2015.pdf3.24 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

773
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

1,530
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.