Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/29674
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dc.contributor.advisorFortuna, Carlos-
dc.contributor.authorCardoso, Renata Freitas-
dc.date.accessioned2015-10-07T16:01:37Z-
dc.date.available2015-10-07T16:01:37Z-
dc.date.issued2015-07-23-
dc.identifier.citationCardoso, Renata Freitas - Consumo de moda masculina : contributos para a modernização e internacionalização e Portugal, Coimbra, 2015.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/29674-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Carlos Fortuna.por
dc.description.abstractApós a Segunda Guerra Mundial a partir dos anos 50, instaurar-se-ia a sociedade do consumo revolucionando substancialmente os estilos de vida dos indivíduos. Legitimar-se-ia o desejo, a sedução e a busca da felicidade individual através da constante estimulação do indivíduo à criação da sua própria identidade, mediante as inúmeras escolhas colocadas à sua disposição. Em Portugal, a cultura do consumo verificar-se-ia anos mais tarde, devido ao regime ditatorial que o país vivia desde 1926, a ditadura mais longa da Europa que se manteve durante 48 anos. A revolução do 25 Abril decretaria o fim do regime ditatorial Salazarista. Abrir-se-iam as portas para a entrada da democracia em Portugal e, conjuntamente com ela, o consumo, a sedução, o desejo e o fenómeno moda, enquanto representante mor do novo, do efémero e do versátil. A moda é comunicação, criatividade, liberdade e expressividade. A moda é arte. Através da moda, o estilista expressa-se e o consumidor de moda por conseguinte revela-se. Não há espaço para a moda na vigência de um regime opressivo. O fim do regime ditatorial permitiu novas mentalidades em Portugal, novos modos de estar e de ser. Legitima-se a busca da felicidade privada e a criação da própria identidade. A moda masculina portuguesa, tanto a nível de criação como a nível de consumo revelou-se ao longo destes anos. A presente dissertação tem como objetivo a análise da moda masculina portuguesa e o seu consumo, mediante a análise do seu contributo para a modernização e internacionalização de Portugal.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleConsumo de moda masculina : contributos para a modernização e internacionalização e Portugalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201480760-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Economics-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3102-3710-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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