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Título: Avaliação das Aprendizagens no Ensino Secundário: conceções, práticas e usos
Autor: Nobre, Paulo Renato Bernardes 
Orientador: Gomes, Rui
Palavras-chave: Avaliação das aprendizagens; Conceções de avaliação; Práticas de avaliação; Inventário de práticas de avaliação; Learning assessment; Conceptions of assessment; Assessment practices
Data: 11-Nov-2016
Citação: NOBRE, Paulo Renato Bernardes - Avaliação das aprendizagens no ensino secundário : conceções, práticas e usos. Coimbra : [s.n.], 2016. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/29191
Projeto: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH/BD/65938/2009/PT 
Resumo: Os resultados escolares, assumidos como uma tradução de provas dadas numa escala, decorrem não somente do desempenho dos alunos, mas também de um processo socialmente construído em que o professor desempenha um papel fundamental. Avaliar as aprendizagens constitui uma competência profissional dos professores e uma exigência social. É na relação entre estes dois mandatos que têm lugar as ações avaliativas dos professores. No ensino secundário a avaliação das aprendizagens é um processo regulador das aprendizagens, orientador do percurso escolar e certificador das diversas aquisições realizadas pelos alunos, que inclui as modalidades de avaliação formativa, sumativa interna e sumativa externa (D.L. nº 139/2012). Os resultados finais dos alunos são produzidos a partir de uma equação que envolve as componentes de avaliação interna e de avaliação externa. A nossa investigação orienta-se para as práticas de desenvolvimento do currículo dos professores, designadamente para a avaliação das aprendizagens no ensino secundário. Este é um estudo qualitativo de natureza interpretativa, que é sustentado pela teoria da avaliação e do currículo e se baseia em estudos de caso com recurso a metodologias mistas, incluindo a entrevista, o questionário, a análise de conteúdo e a triangulação. A investigação desenvolve-se em duas escolas do Ensino Secundário uma pública e outra privada, com bons resultados nos exames nacionais e incide na análise das concepções, das práticas, e dos usos da avaliação pelos professores no âmbito da avaliação das aprendizagens. Os dados revelam a existência de diferentes conceções de avaliação e de ensino e aprendizagem nas duas escolas, assim como a existência de práticas e usos comuns da avaliação. São reveladas influências da avaliação externa e é definido um inventário de práticas de avaliação a partir dos dados. Este estudo pretende contribuir para a construção de um quadro de boas práticas da avaliação das aprendizagens no Ensino Secundário e para a definição de uma agenda ao nível da formação inicial e em serviço dos professores do Ensino Secundário, no domínio da avaliação das aprendizagens.
School achievement, usually taken as a scale translation of given evidence, is a consequence not only from students’ performance, but is also a socially constructed process in which teachers play a major role. Assessment of student learning is a teachers’ professional competence and a social requirement. It is within the relationship between these two conditions that assessment takes place. In Portugal, assessment at secondary education is a process of helping learning, guiding students’ choices and a process of certifying student achievement, which includes formative assessment and summative assessment both internal and external (DL No 139/2012). Student grading is therefore a consequence of a combination of internal and external assessment outcomes. This is a qualitative and interpretive study, which stands on evaluation and curriculum theory and is based on case studies, using mixed methodologies (including interviews, questionnaires, content analysis and triangulation). The research involves two schools of secondary education, one official and the other private, with average and good results in national examinations, and focuses on the analysis of teachers’ conceptions, teachers’ practices and their assessment uses, produced as part of the learning assessment process at the secondary education disciplines. Data from the study shows the existence of different conceptions of learning and assessment in schools as well as the existence of common practices and uses of evaluation Influences of external evaluation are revealed. An assessment practices inventory is resultant from the data, as a contribute to an effective practice framework of learning assessment in secondary education and to the definition of an agenda of teachers’ initial and in-service training, in the field of learning assessment. Keywords: learning assessment, conceptions of assessment, assessment practices, assessment practices inventory
Descrição: Tese de doutoramento em Ciências do Desporto e Educação Física, na especialidade de Ciências da Educação Física, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/29191
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FCDEF - Teses de Doutoramento

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