Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/28567
Title: Conflitos de agência, mecanismos de controlo e performance das sociedades por quotas e anónimas de pequena e média dimensão: um estudo empírico no contexto português
Authors: Zinga, Marquinha Teixeira 
Orientador: Augusto, Mário
Ramos, Maria Elisabete
Keywords: Custos de agência do capital e da dívida; Mecanismos de controlo e performance; Envolvimento familiar; PMEs
Issue Date: 14-Dec-2015
Citation: ZINGA, Marquinha Teixeira de Carvalho - Conflitos de agência, mecanismos de controlo e performance das sociedades por quotas e anónimas de pequena e média dimensão : um estudo empírico no contexto português. Coimbra : [s.n.], 2015. Tese de doutoramento. Disponível na WWW em: <http://hdl.handle.net/10316/28567>.
Abstract: Este estudo tem como objetivo analisar (i) os problemas de agência nas sociedades por quotas e anónimas de pequena e média dimensão não-cotadas; (ii) os efeitos do envolvimento familiar nos custos de agência e performance e, por fim, (iii) os efeitos dos mecanismos de controlo interno nos custos de agência e performance das PMEs. Utilizando uma amostra de 2978 PMEs, entre 2005-2011, os resultados obtidos revelam que, em virtude dos efeitos de alinhamento e entrincheiramento, a relação entre a rotação dos ativos e o envolvimento da família na propriedade é não-linear, predominantemente positiva (com valor máximo 41%), mas a propriedade familiar não tem efeito significativo sobre os custos discricionários dos gestores. Já a relação entre a rotação dos ativos e o envolvimento da família na gestão é predominantemente negativa (com valor mínimo 39%), mas a gestão familiar também não efeito significativo sobre os custos discricionários dos gestores. A interação entre a propriedade e a gestão familiar aumenta a rotação dos ativos, mas sem efeitos significativos sobre os custos discricionários. No entanto, está positivamente associada ao racionamento do crédito. A maturidade da dívida e os gastos com o financiamento dependem da liquidez financeira, das garantias patrimoniais, das oportunidades de crescimento, do nível de endividamento, da dimensão e idade da empresa. O envolvimento da família no negócio é irrelevante, quer para o acesso ao crédito em condições favoráveis, quer para a performance das PMEs. As relações entre os mecanismos de controlo interno e os custos de agência, além de variarem ao longo do tempo, não são monolíticos. Por fim, os resultados revelam que os efeitos dos mecanismos de controlo sobre a performance, além de serem cíclicos, variam de acordo com os indicadores da performance em análise.
This study aims to evaluate the agency problems within the Small and Medium Enterprises (SMEs), by examining the relationships between the agency costs of equity and debt, family involvement in ownership and management, internal mechanisms of control, and firm performance. Based on sample of 2,978 Portuguese non-listed SMEs, among 2005-2011, the results suggest that, due the incentives and entrenchment effects, family involvement in ownership increases predominantly the asset utilization efficiency, but does not serve as a significant deterrent to excessive discretionary expenses. Family involvement in management decreases predominantly the asset utilization efficiency, but also does not serve as a significant deterrent to excessive discretionary expenses. The interaction between family ownership and management increases the asset utilization without any significative effects over discretionary expenses, but increases the debt rationing. The debt maturity and costs of debt-financing depend essentially on the collateral, growth opportunities, liquidity, level of indebtedness and firm age. In addition, the results suggest insignificant effects of family involvement in business on firm performance. The effects of the internal control mechanisms on agency costs indicators are not monolithic and, while varying over the time. The effects of the internal control mechanisms on firm performance, besides being cyclic, depend on each performance indicator.
Description: Tese de doutoramento em Gestão de Empresas, especialização em Finanças, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/28567
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 10

700
checked on May 27, 2020

Download(s) 5

3,908
checked on May 27, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.